A Administração Participativa, por meio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) de Aparecida do Taboado e Secretaria Municipal de Educação, participou do I Encontro de Diretores Municipais e Coordenadores de Educação para o trânsito. O Encontro ocorreu nos dias 12 e 13 de abril na Capital e teve o objetivo de capacitar eorientar os profissionais dos órgãos integrados ao Sistema Nacional de Transito quanto a gestão, educação e fiscalização do trânsito. A ação foi promovida pelo Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN).
De acordo com o diretor do Demutran de Aparecida do Taboado, Antônio Carlos Alves da Silveira, o projeto de carga e descarga do município foi destaque no Encontro. “O projeto de Aparecida do Taboado foi escolhido como modelo para ser implantado nas 45 cidades municipalizadas no Estado. Embora o projeto tenha sido reprovado pelo poder legislativo, nós sentimos o maior orgulho de ser escolhido como projeto modelo no Estado de Mato Grosso do Sul”, comenta o diretor.
O projeto de Lei nº 040 que regulamenta a circulação, carga, descarga, e estacionamento de veículos pesados e mudanças de estacionamento de ruas nas vias urbanas do município de Aparecida do Taboado foi reprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão ordinária do dia 02 de Abril.
Os diretores municipais de trânsito assinaram uma carta endereçada ao governador André Puccinelli solicitando apoio na sinalização do trânsito dos 45 municípios do Estado integrados e municipalizados no Sistema Nacional de trânsito.
Outras ações - O diretor de trânsito de Aparecida do Taboado anuncia ainda que será feita a sinalização do Bairro Jardim das Flores; sinalização da Orlando Mascarenhas Pereira; faixa de pedestres nas vias que estiverem em bom estado de conservação e Programas de conscientização como a proposta pelo CETRAN: Pedestre, Eu cuido.
O Pedestre, Eu Cuido é um programa desenvolvido em Campo Grande-MS e inspirado pelo projeto desenvolvido em Brasília – DF. Entre as ações a serem implantadas pela ação estão: difusão e incentivo ao respeito à pedestre; fazer cumprir as regras de trânsito e o coibir o excesso de velocidade. O programa engloba etapas de palestras a condutores, pedestres e Blitz educativas.