Escolas estaduais do município deverão permanecer fechadas nos dias 14, 15 e 16 de março; aulas retornam no dia 19.
Com o objetivo de fazer reivindicações nas esferas Federal e Estadual, o SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Aparecida do Taboado participará da Greve Nacional da Educação que ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de março, cujo movimento está sendo liderado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
A decisão da classe foi anunciada na tarde do dia 2/3, em Assembleia Geral do Sindicato. Professores e trabalhadores em educação brigam pelas reivindicações do PNE – Plano Nacional de Educação – leis que normatizam toda a Educação do Brasil; o investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) na educação e o cumprimento integral da Lei do Piso Nacional, onde entra a implantação de 1/3 de hora-atividade para o magistério (planejamento).
De acordo com o presidente do SIMTED, professor Joaquim de Matos, a lei do Piso Nacional já foi sancionada na gestão do ex-presidente Lula, em 2008, e julgada constitucional pelo STF em 2011 e já está sendo cumprida, em parte, pelo governador do Estado. “Nós já estamos recebendo o piso, que é R$ 1.451,00, entretanto queremos que ele comece a cumprir a lei na íntegra, principalmente reservando 1/3 da jornada de trabalho para que o professor possa fazer o planejamento”, comentou.
Joaquim lembrou que como sindicalista, ex-presidente do SIMTED, e professor aposentado, o prefeito deveria pagar o piso para os professores da rede municipal. “O prefeito deve dar melhor atenção aos profissionais que estão se dedicando à educação no município”, enfatizou.
Nestes três dias em que as escolas públicas de MS estarão paradas os trabalhadores em educação definiram que no dia 14 os municípios realizarão atividades como audiências públicas, atos e panfletagens, no dia 15 mais de 10 mil trabalhadores estarão na capital para participar de atividades organizadas pela FETEMS, como uma passeata, que partirá às 8hs da Praça do Rádio, e uma homenagem às prefeituras que cumprem a Lei do Piso Nacional na íntegra, às 15h30, na sede da entidade, já no dia 16 os sindicatos de base farão um debate sobre o PNE (Plano Nacional de Educação) em suas cidades.
Segundo o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, com a agenda definida, com os municípios mobilizados, a greve nacional em MS está fortalecida e pronta para tomar as ruas do Estado.
simted
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












