Quarta-Feira 05/11/2025 22:28

Nas ruas, casamento entre pessoas do mesmo sexo divide opiniões

Estado - Comportamento - social

 A declaração de união estável homoafetiva pode ser feita em cartórios de Mato Grosso do Sul desde junho de 2010. Agora, a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Mato Grosso do Sul) quer que seja permitido também o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em cartório. Nas ruas da Capital do Estado, o assunto divide opiniões.

A presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB, advogada Priscila Reino, explica que o objetivo é “garantir a igualdade”. “A orientação sexual não pode servir para a desigualdade”, fala.

E é lembrando dos direitos iguais que as amigas Mayara Nascimento, 21 anos, e Ilma Urtado, 19 anos, justificam o que pensam a respeito do assunto. “Os direitos têm que ser iguais para todos”, fala Ilma, com aprovação de Mayara.

Atendente de farmácia, uma jovem de 24 anos que preferiu não se identificar é contra o relacionamento amoroso entre pessoas do mesmo sexo, mas, considera positiva a opção do casamento. “Sou contra, mas já que existe [homossexualismo] acho interessante o casamento”.

Namorados há pouco mais de um mês, um casal de estudantes de 19 anos divide a mesma opinião. “Eles também têm o direito de casar, como todos nós”, declaram.

Enquanto os mais jovens aprovam o casamento homossexual, a opinião dos mais velhos é contra. “Sou tremendamente contra. Isso é contra as leis de Deus”, fala o tapeceiro aposentado Benedito Faria, 67 anos.

Mãe de dois filhos, a chacreira de 53 anos que não quis se identificar, também não aprova. “Eu sou muito antiga. Sou do tempo que mulher gostava de beijar na boca de homem”, declara. “O pai cria filho para constituir família. Homem com homem não dá filho. Mulher com mulher não dá filho”, justifica.

Casamento X união estável- A advogada Priscila Reino explica que o casamento traz mais direitos aos parceiros do que a união estável. “Por exemplo, na união estável o companheiro não é o herdeiro necessário”. De acordo com ela, “o cônjuge é o terceiro na ordem [de herança] e o companheiro o quarto”. “O casamento é mais que a união estável”.

A advogada lembra ainda que a permissão para os cartórios fazerem o casamento não quer dizer que todos os casais homossexuais irão se casar. “Não significa que todos vão casar. Alguns não vão querer, assim como acontece com os héteros. O que a gente quer é que eles tenham direito de casar ou não”.

Na prática - O escrevente Cícero Martins Castro conta que muitos casais foram ao cartório para fazer a declaração de união estável homoafetiva logo que o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) autorizou a lavratura da escritura - em junho de 2010-, mas, depois, a procura reduziu. “No começo, quase todo dia tinha procura. Agora, raramente aparece. As vezes, fica um mês sem ninguém”.

Segundo ele, a formalização do relacionamento homossexual normalmente é feita para inserção do companheiro em benefícios como pensão e plano de saúde. Para fazer a declaração, basta apenas a presença dos requerentes com documentos pessoais e pagamento de aproximadamente R$ 120, referente a taxa e cópias. No caso de uma das partes ser analfabeta, é preciso três testemunhas.

Já para o casamento, além das duas pessoas e documentos, é preciso também duas testemunhas no local. “Aí o cartório encaminha a habilitação para o Ministério Público Estadual e publica o edital”, diz. Conforme Cícero, a declaração de união estável é uma escritura assim como uma procuração, por exemplo. Já o casamento é registro civil. “O registro civil é a certidão de nascimento; de casamento e de óbito”.

Ambos documentos têm a mesma validade e garantem direitos aos envolvidos. O casamento tem que ser assinado por um juiz de Direito.

campograndenews

social

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens