Quinta-Feira 17/07/2025 07:03

Prefeito discute problemas da reserva com índios

Geral - Indios

Foto: Assecom 

O prefeito Murilo Zauith se reuniu nesta semana com diretores do Núcleo de Assuntos Indígenas e lideranças da reserva indígena que solicitaram apoio da administração para melhorias nas aldeias de Dourados.

Os representantes indígenas informaram ao prefeito que o Ministério da Saúde destina R$ 150 mil mensais para a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que gerencia o atendimento nas aldeias por meio do Polo de Saúde Indígena. A verba não utilizada nos municípios que recebem o repasse vai ser recolhida devido à troca de comando no governo federal.

“Em outras gestões este dinheiro não foi investido. Assim, temos recursos acumulados para algumas ações que vão beneficiar o atendimento nas aldeias. O ministério deu um prazo para que os municípios invistam a verba, ou então vai recolher. Pedimos apoio da prefeitura para não perdermos essa quantia considerável”, afirmou o diretor do Núcleo de assuntos Indígenas, Fernando Souza.

Ele explicou que a proposta é que o recurso seja aplicado na reforma e ampliação de cinco unidades de saúde, aquisição de dez caminhonetes e duas ambulâncias simples, além de materiais permanentes e de uso diário. O prazo para que a verba seja empenhada e até dezembro deste ano.

Conforme a secretária municipal de Saúde Sílvia Bosso, as licitações já foram iniciadas. “Os profissionais de engenharia e arquitetura da prefeitura já visitaram as unidades, estamos orçando a reforma e ampliação”, informou.

O prefeito aproveitou a reunião para discutir a possibilidade de instalar o Polo de Saúde Indígena mais próximo da reserva. O Polo é um centro administrativo de apoio às equipes do programa de atenção básica à saúde indígena e atualmente funciona na rua Ponta Porã, na cidade. Segundo o prefeito, a ideia é levar esse atendimento para mais perto da população.

“Embora tenhamos outras aldeias, a reserva abriga 90% da população atendida pelo Polo, o que justifica o centro administrativo ficar mais próximo dessa comunidade”, ponderou Fernando.

Segundo o prefeito, a intenção é negociar a doação de uma área para abrigar em um único local a central de gerenciamento dos assuntos indígenas. “A área deve ficar próxima à rodovia MS-156, por ser de fácil acesso para todos. Ali vai ser um ponto de referência para vocês, além de ficar mais barato para administrar os recursos. A prefeitura vai dar todo apoio no que compete à engenharia”, avaliou.

Tratores
As lideranças pediram ainda que a prefeitura disponibilize tratores para o preparo da terra visando o plantio de mandioca. “Os tratores foram adquiridos pelo Estado, mas no fim do ano passado foram recolhidos e hoje estão sob responsabilidade da prefeitura”, informou Fernando.

O prefeito informou que a administração vai elaborar um termo para ceder as duas máquinas. “Esses tratores ficarão sob os cuidados de vocês. Peço ao Núcleo que estude com outras instituições a possibilidade de firmar parceria, a fim de oferecer um apoio técnico aos índios na hora de plantar, colher e vender”, sugeriu.

Os representantes indígenas pediram também a manutenção das estradas da reserva. Murilo explicou que não há recurso disponível e se colocou à disposição para intermediar o pedido de verba com os deputados estaduais. “Façam um projeto com mapeamento das vias e vamos expor esta necessidade aos representantes estaduais e aguardar que eles consigam emendas que nos beneficiem”, afirmou o prefeito.

Assecom

dourados, indios

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens