Após 15 anos, Esquadrilha da Fumaça volta a Dourados
Entretenimento - Esquadrilha da Fumaça
Foto: Divulgação/FAB
A Esquadrilha da Fumaça, depois de 15 anos, volta a fazer acrobacias no céu de Dourados. O esquadrão da FAB (Força Aérea Brasileira) esteve na cidade em 1996 e deveria fazer nova apresentação em maio de 2008. No entanto, a chuva prejudicou a festa, que seria em homenagem ao Dia do Trabalhador e os voos foram cancelados.
Agora a Esquadrilha vem à cidade para participar da homenagem às mães, no próximo domingo (8 de maio), no Aeroporto Municipal Francisco de Mattos Pereira. O evento está sendo organizado pela Prefeitura de Dourados. Pilotos da equipe já estiveram vistoriando o local e consideraram a estrutura do aeroporto favorável às apresentações da Esquadrilha.
Conforme um dos responsáveis pela avaliação dos locais de apresentação, o capitão Murillo Boery, oito aeronaves deverão fazer acrobacias em Dourados. O show tem duração de 40 minutos, com pelo menos 22 sequências de manobras em equipe e 55 individuais.
No caso da apresentação em Dourados, considerada como circuito breve, 16 militares devem participar, sendo oito pilotos oficiais e oito mecânicos. Um dos pilotos não participa da demonstração, já que é o responsável pela locução, junto com um mecânico.
A apresentação da Esquadrilha será às 16h, mas a homenagem às mães começa às 8h com diversas atrações para o público, incluindo shows artísticos, aeromodelismo, paraquedismo, voos panorâmicos, exposição de aeronaves, parque infantil, além da praça de alimentação que será montada no aeroporto.
Entre os shows estão confirmadas as participações do cantor Peu e das bandas Carbono 144, Butekos e Ritmos Bends, contempladas neste ano com recursos do FIP (Fundo de Investimentos à Produção Artística e Cultural).
Para facilitar o acesso do público ao aeroporto, a prefeitura e a empresa de transporte coletivo estão organizando um itinerário especial, com ônibus destinados a levar os moradores exclusivamente para o evento.
A esquadrilha
Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que faz demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo. Tem como finalidade aproximar os meios aeronáuticos civil e militar, contribuir para a maior integração entre a Aeronáutica e as demais Forças Armadas e marcar a presença da FAB em eventos no Brasil e no exterior.
A Esquadrilha originou-se pela iniciativa de instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução.
Em 14 de maio de 1952, uma comitiva estrangeira em visita à Escola pôde apreciar a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se na aeronave utilizada à época um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça.
Atualmente, o EDA está sediado na Academia da Força Aérea, na cidade paulista de Pirassununga. (Com informações do Wikipédia)
Assecom
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,419 |
Euro | 6,383 |
Franco suíço | 6,823 |
Yuan | 0,756 |
Iene | 0,038 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito