Sábado 15/11/2025 11:34

Teste de vacina contra a dengue será aplicada em 500 crianças e adolescentes

Saúde - Etapa de Testes Fase III

Até o final deste mês, as primeiras doses da vacina contra a dengue começam a ser aplicadas nas 500 crianças e adolescentes de Campo Grande escolhidas para participar do experimento com substância que promete imunizar as pessoas contra a doença.

A vacina será testada em estudantes da rede municipal de ensino com idade entre 9 e 16 anos.

O estudo vai durar cinco anos e a Sanofi Pasteur — indústria farmacêutica que criou a fórmula — vai investir R$ 2,8 milhões para a realização da pesquisa na Capital.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde do município, Márcia Dal Fabbro, uma das responsáveis pela pesquisa, estudo preliminar feito com 150 crianças está sendo finalizado e os participantes da próxima fase de testes estão sendo cadastrados. “Ainda não sabemos que dia vamos começar a aplicar as doses, mas não passa deste mês”.

Ontem, o extrato do convênio firmado entre a Sanofi Aventis — laboratório responsável pela pesquisa —, a Fundação de Desenvolvimento do Ensino, da Ciência e da Tecnologia do Mato Grosso do Sul (Fudect) e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) para a realização da pesquisa foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

A Sanofi custeará todo o estudo e a Fundect e a UFMS serão responsáveis pela ações práticas.

Procedimento

Parte dos estudantes receberá três doses da vacina — a primeira este mês, a segunda daqui a seis meses e a terceira em um ano.

O restante vai receber as mesmas três doses, mas de um placebo — preparação farmacêutico que não contém o princípio ativo.

Uma sala de vacinação foi implantada no Hospital Universitário (HU), local onde as doses ficarão armazenadas e a vacina será aplicada.

As crianças e adolescentes serão monitoradas por pelo menos três anos e diante de qualquer sintoma da dengue farão exames para confirmar ou descartar a doença.

O laboratório quer constatar se as pessoas que receberem as doses ficaram ou não imunes à doença.

Logo, o esperado é que quem tomou a vacina não tenha dengue e que quem, sem saber, tomou o placebo caso apresente os sintomas tenha diagnóstico confirmado da patologia.

Um comitê internacional de monitoramento de dados foi criado pelo laboratório, e periodicamente vai monitorar a pesquisa para garantir a segurança da saúde dos voluntários.

Todas as crianças receberão assistência à saúde gratuitamente.

Outras cidades

A etapa de teste, chamada tecnicamente de Fase III, está sendo desenvolvida em outros quatro países da América Latina — México, Porto Rico, Colombia e Honduras — e em outras quatro capitais do Brasil.

De acordo com Márcia Da Fabbro, Fortaleza (CE), Natal (RN), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS) foram as cidades escolhida porque nos últimos ano apresentaram altos índices de infestação do Aedes aegyti (mosquito transmissor da dengue) e grande número de casos da doença.

Este ano, na Capital, foram nortificados 4,6 mil casos da doença, índice considerado baixo.

Três pacientes com dengue morreram até agora.

Anahi Zurutuza/Correio do Estado/DF

vacina contra a dengue, experimentos, Sanofi Pasteur, indústria farmacêutica

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens