Quarta-Feira 19/11/2025 18:42

Prefeitura faz ações compartilhadas para proteger saúde da população

Saúde - Vigilância da Saúde

A prefeitura está desenvolvendo ações compartilhadas através da Vigilância em Saúde em vários bairros de Dourados. As atividades ajudam na prevenção das mais diversas doenças, que inclusive podem levar à morte. O trabalho envolve até mesmo a apreensão de alimentos de origem desconhecida, como ocorreu na Vila Índio e na Vila Cachoeirinha.

O prefeito Murilo Zauith já afirmou em outras ocasiões que a intenção da administração municipal não é punir ninguém, principalmente os comerciantes, mas de conscientizar sobre a necessidade de vender alimentos devidamente registrados e com garantia de qualidade. A saúde da população corre o risco de ser severamente afetada com irregularidades dessa natureza.

O médico veterinário Eduardo Arteiro Marcondes, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, informou que na quinta-feira (31), durante a Ação Compartilhada na Vila Cachoeirinha, a fiscalização encontrou mais de 200 quilos de produtos sem origem, como linguiça e queijo. “A legislação determina que em casos como esse o material seja apreendido e incinerado imediatamente para evitar que o alimento clandestino seja consumido”, explicou ele.

A intenção da prefeitura é fazer com que a pessoa sobrevive desse tipo de produção procure os órgãos competentes para regularizar sua atividade. Já ao comerciante a orientação é para que não coloque produtos sem registro em suas prateleiras. Eduardo Marcondes alerta que, no caso de algum problema de saúde causado pelo alimento sem origem, o comerciante pode ser responsabilizado.

Na Vila Cachoeirinha, além da apreensão, a Vigilância em Saúde desenvolveu várias outras atividades preventivas. Pelo menos cem doses de vacinas foram aplicadas – para hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dupla viral adulto e anti-rábica humana. Integram a ação a Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e de núcleo de imunização,

Ainda foram feitas 448 visitas domiciliares dentro do programa de combate à dengue e trabalho de orientação com palestras e distribuição de material educativo.

Em 85 imóveis do bairro foi aplicada a chamada Lei da Dengue, sendo que 15 proprietários foram notificados por infringir a legislação e receberam um prazo para fazer as adequações necessárias.

As próximas ações compartilhadas da Vigilância em Saúde estão programadas para o dia 7 na Unidade de Saúde do Parque das Nações II, dia 14 na Unidade de Saúde do Jardim Cuiabazinho, dia 21 na Unidade de Saúde do Jardim Maracanã e dia 28 na Unidade de Saúde Jóquei Clube.

 

Assecom

itapora, saude

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens