Prefeitura faz ações compartilhadas para proteger saúde da população
Saúde - Vigilância da Saúde
A prefeitura está desenvolvendo ações compartilhadas através da Vigilância em Saúde em vários bairros de Dourados. As atividades ajudam na prevenção das mais diversas doenças, que inclusive podem levar à morte. O trabalho envolve até mesmo a apreensão de alimentos de origem desconhecida, como ocorreu na Vila Índio e na Vila Cachoeirinha.
O prefeito Murilo Zauith já afirmou em outras ocasiões que a intenção da administração municipal não é punir ninguém, principalmente os comerciantes, mas de conscientizar sobre a necessidade de vender alimentos devidamente registrados e com garantia de qualidade. A saúde da população corre o risco de ser severamente afetada com irregularidades dessa natureza.
O médico veterinário Eduardo Arteiro Marcondes, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, informou que na quinta-feira (31), durante a Ação Compartilhada na Vila Cachoeirinha, a fiscalização encontrou mais de 200 quilos de produtos sem origem, como linguiça e queijo. “A legislação determina que em casos como esse o material seja apreendido e incinerado imediatamente para evitar que o alimento clandestino seja consumido”, explicou ele.
A intenção da prefeitura é fazer com que a pessoa sobrevive desse tipo de produção procure os órgãos competentes para regularizar sua atividade. Já ao comerciante a orientação é para que não coloque produtos sem registro em suas prateleiras. Eduardo Marcondes alerta que, no caso de algum problema de saúde causado pelo alimento sem origem, o comerciante pode ser responsabilizado.
Na Vila Cachoeirinha, além da apreensão, a Vigilância em Saúde desenvolveu várias outras atividades preventivas. Pelo menos cem doses de vacinas foram aplicadas – para hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dupla viral adulto e anti-rábica humana. Integram a ação a Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e de núcleo de imunização,
Ainda foram feitas 448 visitas domiciliares dentro do programa de combate à dengue e trabalho de orientação com palestras e distribuição de material educativo.
Em 85 imóveis do bairro foi aplicada a chamada Lei da Dengue, sendo que 15 proprietários foram notificados por infringir a legislação e receberam um prazo para fazer as adequações necessárias.
As próximas ações compartilhadas da Vigilância em Saúde estão programadas para o dia 7 na Unidade de Saúde do Parque das Nações II, dia 14 na Unidade de Saúde do Jardim Cuiabazinho, dia 21 na Unidade de Saúde do Jardim Maracanã e dia 28 na Unidade de Saúde Jóquei Clube.
Assecom
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












