Quarta-Feira 16/07/2025 07:58

Prefeito manda cumprir lei que incentiva abertura de empresas

Economia - Microempresas

Foto: Divulgação 

Para desburocratizar a abertura de micro e pequenas empresas e reduzir a informalidade, a Prefeitura de Dourados está iniciando um processo de aperfeiçoamento na estrutura de emissão de licenças, alvarás e outros procedimentos.

O objetivo da medida, determinada pelo prefeito Murilo Zauith, é incentivar a abertura com base na chamada Lei Geral, criada pelo governo federal, e na Lei Complementar 164, de abril de 2010, que foi criada, mas praticada integralmente pelo município.

Murilo determinou que a Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio assuma esse processo e nesta quinta-feira houve uma primeira reunião para discutir o assunto, coordenada pela secretária Neire Colmam. Além das secretarias ligadas diretamente ao empreendedorismo, participaram representantes do Sebrae, que será parceiro do município nesse trabalho.

Segundo Neire Colmam, trata-se de um trabalho que envolve diversos segmentos, como Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais tanto do município quanto do Estado.

Essa primeira discussão foi para informar sobre detalhes da Lei e traçar, em linhas gerais, um plano conjunto para que as medidas sejam cumpridas na prática e em sua totalidade, não apenas parcialmente como tem acontecido, conforme relatou a secretária.

Benefícios
Os representantes do Sebrae explicaram que a aplicação da Lei Geral municipal vai trazer grandes benefícios não só a Dourados, mas principalmente aos futuros empreendedores. Luiz Renato, consultor do Sebrae, destacou que a grande maioria das empresas no Brasil é classificada como micro ou pequena e são as que mais geraram recursos para os municípios.

Dentro dessa linha de raciocínio, ele falou também sobre aqueles que exercem atividades informais, que são em volume surpreendente. Segundo o consultor, a informalidade não traz retorno algum para o município porque não recolhe tributos e compete no mercado de forma irregular. Com a Lei Geral, um grande percentual desse segmento passaria para a formalidade e aumentaria a receita dos municípios.

Luiz Renato deixou claro que a lei prevê, inclusive, a redução da carga tributária como incentivo, fato que a princípio preocuparia os municípios. Porém, nas localidades em que esse sistema foi implantado, a arrecadação cresceu. Explicou que a redução nos tributos será compensada pelo maior volume de empresas, as quais passarão a fazer o recolhimento previsto em lei.

Estrutura
Neire Colmam disse que o próximo passo é criar uma estrutura para dar andamento ao trabalho. Cada secretaria que tem envolvimento direto no setor – Planejamento, Fazenda, Administração, Educação, Saúde e a própria Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio – terá que designar um técnico para fazer parte da equipe que vai cuidar dessa implementação.

Essa equipe será devidamente treinada para orientar as secretarias sobre como facilitar a expedição das licenças e alvarás, reduzindo ao máximo a burocracia e o tempo para abrir uma micro ou pequena empresa na cidade. A ideia é implantar ainda a “Sala do Empreendedor”, concentrando num só local a emissão da documentação exigida.

A discussão em torno desse assunto prossegue, já que outros benefícios poderão ser agregados, como destinar as licitações de até R$ 80 mil para micro e pequenas empresas e garantir que, nos grandes projetos, esse segmento possa ser atendido com pelo menos 30%. Isso significa que uma grande empresa, vencendo a concorrência, ficaria com 70% e o restante teria que distribuir para micro ou pequena empresa.

 

Assecom

dourados, economia, microempresas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens