Sábado 15/11/2025 13:16

Paranaíba decreta situação de emergência devido enchentes

Ações Públicas - Enchentes

O prefeito de Paranaíba, José Garcia de Freitas, editou decreto que “Declara em situação anormal, caracterizada como situação de emergência, toda a área urbana e parte da área rural do Município de Paranaíba, Estado de Mato Grosso do Sul afetadas por enchentes ou inundações graduais”.

O Município de Paranaíba tem sido acometido por intensas precipitações hídricas desde o mês de fevereiro do corrente ano, acumulando até o dia 05 de março de 2011, o índice de 660 mm, bem acima do esperado para este período que era de 268 mm, provocando a elevação do nível das águas do Rio Santana, Rio Barreiro, Córrego Fazendinha e Córrego Cachoeira, e consequentemente o transbordamento de suas águas, vindo a inundar ruas e residências, danificando e destruindo pontes no perímetro urbano e rural, desalojando e afetando pessoas.


As águas do Rio Santana inundaram a Estação de Tratamento de água do município, ficando inviável o tratamento da água, deixando toda a população sem água tratada para pronto consumo.

Devido ao excesso de chuvas, o quadrilátero compreendido pelas Ruas Maria Cândida de Freitas, Geraldo Nunes Ribeiro, João Brito da Cunha e Francisco Neves, situado no Jardim Santa Lúcia, Bairro São José, Jardim Bela Vista, Jardim Ipiranga, Jardim Imperial, e Jardim Samambaia, sofreu grande acomodação geológica provocando rachaduras em diversas residências e desmoronamento em duas residências.

As estradas e pontes foram danificadas e destruídas isolando parte do perímetro rural, sendo as áreas rurais afetadas: Região do Varjão Redondo, Região dos Coqueiros, Região do Divisa, Região do Alto Santana, Região da Velhacaria, Região do Figueira, Região do Alto Tamandaré, e Região do Espicha Couro.

A conseqüência dos danos provocados em estradas e pontes o transporte escolar dos alunos residentes na área rural que estudam no perímetro urbano foi suspenso, por prazo indeterminado. 

Em conseqüência desse desastre ocorreram danos materiais e sociais.

O decreto sobre a situação de anormalidade é valido apenas para as áreas do Município, comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pelos mapas/croquis das áreas afetadas.

Confirma-se, por intermédio deste Decreto, que os atos oficiais de declaração de situação de emergência estão de acordo com os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Defesa Civil e, em conseqüência desta decretação, passam a produzir os efeitos jurídicos que lhes são próprios, no âmbito da jurisdição municipal.

Os órgãos componentes da administração municipal ficam autorizados a prestar apoio suplementar à população afetada, mediante prévia articulação com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

O Decreto deve viger pelo prazo de 90 (noventa) dias.

MS Notícias

Paranaíba, Situação de Emergência, Enchentes

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens