Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados, que já tinha informatizado o serviço de consulta e emissão de carnês e certidões de IPTU, colocou à disposição da população, via internet, diversos outros serviços, principalmente a consulta a processos de assuntos tributários e outros serviços à comunidade.
Entre os mais de 150 itens que podem ser acessados via internet está como exemplo um serviço de corte de árvore. O solicitante, assim que entra com o pedido no setor de protocolo da prefeitura, recebe o número do protocolo e uma senha de acesso à internet. Com esses dados ele acompanha todos os passos de seu processo, sem precisar ir à prefeitura.
Marcos Medeiros, responsável pelo Núcleo de Tecnologia e Informática do Departamento de Lançamento e Arrecadação de Tributos, disse que o sistema funciona basicamente como o site do Tribunal de Justiça, onde todos os procedimentos são atualizados em tempo real.
“Se a pessoa solicitou o corte de uma árvore, ela não precisa ficar ligando ou procurando a prefeitura para saber em que pé está seu pedido”, disse Marcos. No site vão estar até informações sobre falta de algum documento e quais deverão ser providenciados para que a corte seja aprovado.
Medeiros lembrou que o departamento vem trabalhando há dois anos nesse sistema, iniciado com o IPTU e ampliado na semana passada para a consulta de processos. O objetivo é abrir para diversos outros, que ainda dispõem de estrutura para a concretização do serviço.
O responsável pelo Núcleo cita vários outros serviços que podem ser acompanhados, como certidão de baixa de firma, revisão de área de um imóvel, cancelamento de roçada, demolição, requerimento de Habite-se, revisão de valor de área edificada e muitos outros.
Por enquanto, conforme explicou Marcos Medeiros, o interessado ainda terá que procurar a prefeitura para entrar com o pedido de serviços na Central de Protocolo e acompanhar via internet, mas a intenção é de colocar também na rede, um canal para efetuar esses pedidos.
“Aos poucos nós vamos desburocratizando com a informática, facilitando a vida da população em termos de serviço público e reduzindo o incômodo da fila no atendimento”, esclarece o responsável pelo Núcleo de Tecnologia.
Acessos
A partir da disponibilização de vários procedimentos relativos ao IPTU, pela internet, o acesso ao sistema vem apresentando crescimento significativo, o que demonstra, segundo avaliou Marcos Medeiros, que o resultado é positivo.
Em 2010, o quadro demonstrativo de consulta e emissão do IPTU on-line registrou mais de 14 mil acessos entre 4 de janeiro a 21 de fevereiro. O pico de acesso foi no período de 8 a 14 de fevereiro, últimos dias para pagamento do imposto.
Neste ano de 2011, as consultas já passam de 24 mil, quase o dobro. O interessante, de acordo com análise do responsável pelo núcleo, é que essa facilidade justifica o pico de consulta no lançamento do IPTU, ao contrário do que ocorreu ano passado, quando o maior número de acessos ocorreu às vésperas do vencimento.
Para Marcos, a facilidade no atendimento pode trazer resultados em várias áreas, inclusive na arrecadação. Ele explica que muitas vezes a dificuldade para concretizar determinado procedimento pode ser a justificava para muitos casos de inadimplência.
Para utilizar o sistema de consulta de processos basta acessar o endereço http://egov.dourados.ms.gov.br/webAtendimento/
Através do site oficial da prefeitura (www.dourados.ms.gov.br), o contribuinte pode acessar o serviço clicando em Central de Serviços Online, no lado esquerdo da tela.
Assecom
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,419 |
Euro | 6,383 |
Franco suíço | 6,823 |
Yuan | 0,756 |
Iene | 0,038 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito