Sábado 15/11/2025 11:34

Servidores do Ibama, Imasul e do Meio Ambiente ligados ao comércio ilegal de jacarés

Segurança Pública - Operação Caíman

A Polícia Federal deflagrou ontem, a partir de Campo Grande, a Operação Caíman, com a finalidade de promover a coleta provas que subsidiarão uma investigação em andamento, que apura a venda de animais silvestres nativos da região pantaneira, em especial, o jacaré.

De acordo com a polícia, a prática irregular contava com o envolvimento de funcionários do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac).

Em atendimento a determinação judicial, a PF cumpriu na manhã de ontem sete mandados de busca e apreensão, sendo seis em Campo Grande e um na cidade de Aquidauana, a 120 quilômetros da Capital.

Os materiais apreendidos servirão para subsidiar uma investigação em andamento que apura venda, exposição, permanência do animal em cativeiro, depósito ilegal e transporte irregular de jacarés.

Em Campo Grande, as buscas e apreensões foram feitas nas residências e locais de trabalhos dos servidores públicos envolvidos do Ibama, Imasul e Semac.

Já em Aquidauana, o mandado foi cumprido na Gerência de Planejamento, Habitação e Urbanismo do município.

Funcionários dos órgãos investigados foram impedidos de entrar nos prédios em função do trabalho da polícia.

Todo material apreendido foi encaminhado para a superintendência da polícia, na Capital, e em seguida levado para o setor de perícias da PF.

A operação contou com o envolvimento de mais de 30 policiais.

Indícios

Embora a investigação não tenha sido concluída, já ficou evidenciado o envolvimento de servidores públicos, em especial, do Ibama.

Conforme informações repassadas pela PF, A.K.B.Z. foi presa em 17 de agosto depois de ser flagrada transportando cerca de 100 jacarés abatidos.

A carne do animal estava acomodada em isopores.

A acusada é filha de G.Z.B., funcionário do Ibama que, na época da prisão, era quem controlava e fiscalizava as licenças ambientais expedidas pelo instituto.

Após a prisão da mulher, a fazenda da família do servidor público foi vistoriada.

Foi constatado que na pousada funcionava ainda um criadouro de jacaré em condições irregulares.

As ilegalidades resultaram em multa de R$ 300 mil.

Vânia Santos/Correio do Estado/DF

Operação Caíman, coleta de provas, investigação, venda, animais silvestres, licenças

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens