Domingo 16/11/2025 08:24

A História de Sidrolândia

Cultura - História

Inácio e Antônio Gonçalves Barbosa foram atraídos pela fertilidade do solo de Sidrolândia e na metade do século XIX, desbravaram a região abrindo as primeiras fazendas de criação de gado. As famílias de Vicente de Brito e de José Pereira Martins também se instalaram no município em 1870, mantendo a tradição da criação de bovinos nos campos da Vacaria.

Mas foi com a chegada do catarinense Sidrônio de Andrade que a comunidade começou a ser formada, consolidada com a demarcação da Fazenda São Bento, em 1926, em lotes com o nome de Sidrolândia. Esses lotes foram comercializados em meados de 1942, quando a vila começou a ganhar densidade populacional. O progresso chegou dois anos depois com a estrada de ferro e a comunicação telegráfica que uniu o povoamento em formação ao restante do País.

A vila de Sidrolândia foi elevada à categoria de Distrito de Paz em 1º de dezembro de 1948, conquistando sua emancipação político-administrativa em 11 de dezembro de 1953. Em 31 de janeiro de 1955 instalou-se a primeira Câmara de Vereadores eleita pela cidade, tomando posse o primeiro prefeito eleito de Sidrolândia, Gumercindo Pereira de Souza. 

De lá pra cá, o município alcançou crescente desenvolvimento econômico, impulsionado pela geográfica plana, favorável à mecanização das atividades agrícolas e pelas pastagens de excepcional qualidade. A implantação do Estado de Mato Grosso do Sul, em janeiro de 1979, com a capital em Campo Grande, transformou a proximidade dos dois municípios em fator estratégico de prosperidade para Sidrolândia.

Sidrolândia divide-se em duas épocas: antes dos migrantes do sul do país, os gaúchos e, depois, com estes. Do seu aldeamento até os anos sessenta, a população deste canto do estado era constituída praticamente de poucas famílias. Os nativos por assim dizer eram os Andrade, Faustino, Pereira, Nogueira, Barbosa, Souza, Brito, Rodrigues, Lopes, Nantes e Silvério, além de outras.

No final dos anos sessenta com a aquisição de algumas fazendas por parte de pessoas vindas do sul do país, o quadro social começou a mudar. Os hábitos dos nativos, da criação do gado indiano, foram em pouco tempo surpreendidos pela aração dos campos e de lavouras mecanizadas. Até então a lavoura era de subsistência e se limitava aos brejos, os quais eram drenados pelas “valetas” para esta finalidade, tudo feito de forma braçal. As pessoas se encontravam para o tradicional mate. Os bailes eram animados por violões de sanfonas ou acordeom, cantores e contrabaixo, tudo acústico. Havia também harpas, e os gêneros executados eram de influência mineira e também com a fronteira do Paraguai e da Argentina. 

Com a entrada em cena do povo oriundo do sul do país, principalmente do Rio Grande do Sul, o gado indiano começa a dar lugar ao mestiço deste com o europeu, gerando maiores lucros devido a sua precocidade; veio também uma lavoura tecnificada, de sequeiro, surgindo os armazéns de grãos. A cuia de mate tomou grandes dimensões; os bailes passaram a serem animados por conjuntos musicais vindos do sul do país; a música tornou-se diferente, sendo tocado o ritmo popular no sul: o vanerão. 

Não se pode negar, de forma alguma, a existência de gaúchos entre os nativos, uma vez que o prefeito do município fora Epaminondas Rodrigues Brum, nascido naquele Estado, conhecido por “seu moço”. É bom lembrar que os gaúchos eram chamados de “guascas” – cordas de couro cru – pelos nativos. 

Hoje a cidade de Sidrolândia tem outra aparência, com a vinda dos gaúchos ou “gringos”: mudou-se o estilo da arquitetura, das rodinhas de bate-papo, do tamanho da cuia e da bomba do mate, das músicas e dos artistas, da atividade econômica, dos jardins das residências e da comida.

sidrolandia.ms.gov.br

Sidrolândia, Mato Grosso do Sul, Município, História

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens