Terça-Feira 23/04/2024 12:53

A História de Nova Andradina

Cultura - História

Município nascido do sonho de Antônio Joaquim de Moura Andrade, Nova Andradina é fruto do trabalho e perseverança de pioneiros e contemporâneos, que idealizaram e construíram uma cidade, moldada para se viver bem.Localizada estrategicamente na confluência dos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, é portal de entrada para o progresso deste Estado. Sua vocação primeira baseia-se no agronegócio, mas apresenta um comércio pujante, com a industrialização em expansão. 

Nos últimos anos, vem se consolidando como um pólo estudantil, sendo a única cidade no interior do Estado, a contar com três escolas de ensino superior públicas: duas universidades (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul); e Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. Complementa-se na área com as Faculdades de Pedagogia (ANAEC), de Administração (IESNA), Ciências Contábeis, Direito, Administração e Pedagogia (FINAN), além da Unigranet (cursos via Internet). A Fatec também atua na cidade, com cursos presenciais.

As redes Municipal, Estadual e Particular mantém o Ensino Fundamental e Ensino Médio de qualidade, igualando-se aos melhores do Estado e do País, com índices de desenvolvimento em números crescentes, desde o ano de 2005. Em 2009, conforme divulgado pelo MEC, em julho de 2010, as escolas municipais atingiram aumentos de até 71,4% na qualidade do ensino oferecido, com notas que alcançaram 5,1. A Rede Municipal conta em julho de 2010, com 6.200 alunos, distribuídos entre a Educação Infantil, com seus nove centros, que atendem 920 crianças; 9 unidades escolares, sendo duas na zona rural, que ministram o Ensino Fundamental e a Pré-Escola e o EJA (Educação para Jovens e Adultos). São 424 professores e especialistas em Educação, sendo 307 com Pós-graduação e 17 com Licenciatura Plena, todos atuando dentro de sua área de formação. 

O Transporte Escolar é mantido pela Prefeitura, para levar alunos das redes municipal e estadual, transportando diariamente 1622 alunos. A merenda escolar é de ótima qualidade, pois o Município complementa os recursos em mais de 50% do que é repassado pelo Governo Federal.

As escolas estão totalmente equipadas com sala de tecnologia, móveis e equipamentos de última geração, para proporcionar conforto e auxiliar no processo ensino aprendizagem. Há convênios com várias entidades de Educação Infantil, em todas as escolas possuem quadra poliesportiva, na maioria coberta. Há capacitações continuadas para os professores e profissionais da Educação, como o Gestar II, Pró Letramento, CEALE (Centro de Alfabetização e Escrita); Pró-Funcionário, ProInfo, TIC’s, e a participação em seminários Internacionais, nacionais e estaduais de Educação, na área de pesquisa e capacitação. São realizados encontros pedagógicos com a finalidade de aprimorar o sistema educacional e a profissionalização dos professores. São parcerias as universidades e faculdades locais, bem como as demais redes de ensino.

Está em andamento o Projeto Circuito Interno, de monitoramento dos alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem e ultimamente, se estabeleceu parceria com a Promotoria da Infância para melhoria da disciplina na escola. Também foram implantados os projetos como o Cultura de Mão em Mão, incentivando a leitura e o “Trabalhando por área de conhecimento”, tendo como escola experimental a unidade “Brincando de Aprender”, onde se faz revezamento entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O Projeto 1ª Feira de Matemática promove exposição de trabalhos e este ano foi um grande sucesso.

O Núcleo Municipal de Educação Especial faz atendimentos aos alunos que carecem de sala de recurso. São realizados diversos cursos, simpósios e palestras, que são utilizados para aprimorar a qualidade do ensino, e a atuação dos professores e servidores da Educação.

O potencial turístico de Nova Andradina se apoia no setor de eventos, de negócios e de lazer, trazendo oportunidades, somando em conquistas que geram emprego e renda.

Conforme os dados do IBGE, hoje são 45.599 habitantes e mais de 32 mil eleitores, que colocam Nova Andradina na oitava posição no Estado. 

Com um povo acolhedor, uma infraestrutura invejável, Nova Andradina atrai investimentos, que contribuem para o fortalecimento da sua economia. Alicerçada pela atuação municipal responsável, transparente e avançada, o progresso acontece por força das iniciativas privadas, que contam com o apoio fundamental e a visão administrativa do Poder Público, que investe nos setores essenciais como Saúde e Educação, fortalecendo a infraestrutura, com pavimentação asfáltica, redes e estação de tratamento de esgoto e de captação de águas pluviais; o fornecimento de água é da melhor qualidade, assim como a energia elétrica, ampla e qualificada. As três esferas governamentais se juntam para produzir desenvolvimento, com programas que objetivam a inclusa social, com destaque para os projetos habitacionais, e proporcionando às famílias carentes, opções e acesso aos serviços sociais. Está em andamento o Programa “Casa para Todos”, implantado pelo Prefeito Gilberto Garcia, que está doando 378 terrenos para os servidores municipais, estaduais e federais construírem suas casas.

A Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina é a terceira maior entidade do setor, dentro do Estado, em número de associados. Daí, se constata que os segmentos econômicos como a indústria, o comércio e a prestação de serviços são uma grande vitrine do potencial econômico da cidade.

No total são 900 estabelecimentos comerciais, 108 industriais, 10 do setor agropecuário, e 27 na situação classificada como diversos, formando o grande parque gerador de empregos.

Grandes empresas implantaram aqui suas filiais, como a Gazin, Perkal Automóveis, Sertão, Magazine Luiza, Móveis Romera, Rede Econômica de Supermercados, Rede Smart, e a cidade é sede de outras como a Autonan Veículos, a Corfio, uma das importantes empresas no ramo de metalurgia.

O Procon auxilia o consumidor no seu relacionamento empresa/cliente como entidade ligada ao setor público, apoiado pela Prefeitura.

Há cursos profissionalizantes com especial atenção para aqueles promovidos pelo Sistema “S”, como o Senai e o Senac, que atuam em sede própria, com equipamentos ultramodernos, e que realmente colocam o trabalhador no mercado de trabalho, pela eficiência do ensino ali promovido.

Há ainda o Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador), órgão lidado à Prefeitura, que também se responsabiliza por ensino profissionalizante e apoio aos trabalhadores., desenvolvendo ações de apoio ao desempregado, estabelecendo a aproximação entre o trabalhador e o mercado empresarial, com oferta de vagas. Também o Banco da Gente apoia o empreendedorismo com linhas de crédito acessível para todos.

Cercada pelo Rio Ivinhema, uma das principais sub-bacias do Estado, como afluente do Rio Paraná, Nova Andradina também conta com importantes mananciais, tornando o ecossistema um a fonte para o ecoturismo, com as fazendas se preparando para receber visitantes.

O Arranjo Produtivo Local do Vestuário – Polo Nova Costura, sediado em Nova Andradina, está se consolidando no Estado, sendo uma grande oportunidade de ampliação de mercado e vendas para a região. Integra 13 municípios da região. A vinda de indústrias do setor sucroalcooleiro está a alavancar a economia local e o Distrito Industrial de Nova Andradina cresce e se consolida como um polo de desenvolvimento econômico e social. Há o Programa de Desenvolvimento Industrial, que tem atraído empresas, democratizando as oportunidades de crescimento.

Os destaques culturais e que incentivam o Turismo de Eventos são as realizações do Cantanova e Festinova, que são festivais que revelam talentos na área musical; a Fejuna (Festa Julina de Nova Andradina, que está em sua 28ª edição) é uma realização também do Governo Municipal, e a Exposição Agroindustrial de Nova Andradina (Exponan) figura hoje em destaque no ranking nacional de eventos desta natureza. 

Está se consolidando como uma realização regional de vulto, o Festival de Bandas e Fanfarras, que acontece por ocasião do aniversário de instalação do Município (30 de abril), e no qual participam bandas e fanfarras de todo o Estado e de outras unidades da Federação. Por ocasião do aniversário de criação da cidade, em 20 de dezembro, a Prefeitura promove grandes festividades, que fazem a alegria dos novandradinenses e dos visitantes. A cidade está se firmando também como um grande polo gastronômico, com uma extensa rede de restaurantes, lanchonetes, bares e pizzarias, hotéis e pousadas. Há pesqueiros que promovem eventos onde as atrações vão desde música, dança e comidas suculentas.

No setor de prestação de serviços, há profissionais de todas as áreas, contando com 1.166 empresas nos diversos ramos, inclusive, a cidade é polo regional e como tal, sedia a prestação de serviços públicos estaduais e federais. 

O Setor de Administração Pública Municipal conta com uma estrutura invejável, com mais de 1.580 servidores, distribuídos entre 8 secretarias: Planejamento e Finanças, Educação, Cultura, Desporto e Lazer; Administração; Serviços Públicos; Infraestrutura; Cidadania e Assistência Social; Saúde e a de Tecnologia da Informação. Existem ainda as Assessorias do Executivo, Jurídica e Coordenadoria Geral de Comunicação Social. A Administração do Município criou a Superintendência de Projetos e Políticas Públicas para as Mulheres, destacando prioridades para diminuir igualdades e favorecer o acesso aos benefícios sociais para a classe feminina.

A Câmara Municipal é composta por 9 Vereadores, com sede própria, no primeiro biênio da Legislatura 2009/2010, o Presidente da Câmara é o Vereador Adriano Palopoli. São também legítimos representantes do povo no Legislativo, os Vereadores Márcio Pereira Costa, Glauco José Lourenço, Zé Bugre, Magrelo Brambila, Dr. Sandro Hoici, Marião da Saúde, Antônio Tomaz, Vicente Lichoti.

A cidade é dotada de Segurança Pública com Polícia Militar (Quartel do 8º Batalhão de Polícia Militar); Polícia Civil, com Delegacia Regional e local; Grupamento do Corpo de Bombeiros Militares. A Polícia Ambiental não está sediada na cidade, mas em Batayporã/MS, distante apenas 8 quilômetros.

A Comarca de Nova Andradina conta com 4 Varas, sendo 3 Cíveis e uma Criminal, e o Fórum tem sede própria, sendo que ao seu lado, também com sedes próprias atuam as Promotorias de Justiça e a Ordem dos Advogados do Brasil, na Praça dos Poderes, ao lado da Câmara Municipal, e onde está sendo construído o novo Paço Municipal e o Centro de Convenções. A Justiça Eleitoral também atua na cidade. É sede regional de todos os serviços públicos estaduais. Também conta com sede própria regional do INSS. 

Nova Andradina tem área de 4.788,20 km², localizando-se na região Sudeste do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi fundada em 20/12/1958, e instalada em 30/04/1959. Apresenta solo vermelho escuro (latosolo), cuja textura é média e arenosa. Está a uma altitude de 380 metros, tendo como principais rios: Anhanduí, Ivinhema, Ribeirões São Bento e Laranjal, Córregos Baile, Papagaio, Bernardo, Samambaia; clima tropical e úmido. Possui um Distrito, o de Nova Casa Verde. 
De acordo com o Detran, em maio de 2010, a frota de veículos registrados em Nova Andradina era de 20.168 veículos, ocupando a sexta posição no Estado que conta com uma frota de 876.839.

Apresenta uma malha viária invejável, mantida permanentemente pela Prefeitura, e o acesso vindo de Campo Grande, é feito pela BR-267, entrando pela MS 134, cujo anel viário construído faz a interligação à MS 274, em direção aos Estados de São Paulo e Paraná. Também tem acesso à BR 376, fazendo a ligação com os países do Cone Sul. 

Dista de Campo Grande, cerca de 300 quilômetros, é conhecida como a “Cidade Sorriso”, propondo a diversidade de encontros e oportunidades, segurança e conforto para quem vive aqui e quer garantia de futuro. 

Avançando sempre, Nova Andradina cresce e se consolida como polo de uma região promissora, que se transforma em orgulho para os sul-mato-grossenses.

novaandradina.ms.gov.br

Nova Andradina, Mato Grosso do Sul, Cidade, Município

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens