Quinta-Feira 03/07/2025 14:07

Engenharia da UFPR avalia dragagem do Passo do Jacaré em Corumbá

Obras - Investimento Público

Sete engenheiros do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) - vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR) - iniciam no sábado, 29 de janeiro, análises técnicas para verificar a possibilidade de dragagem do Passo do Jacaré, no rio Paraguai, nas imediações da ponte ferroviária Eurico Gaspar Dutra, de Porto Esperança, em Corumbá, distante cerca de 70 quilômetros da área urbana do município. Os trabalhos vão até 07 de fevereiro.

O coordenador do Relatório de Controle Ambiental (RCA), engenheiro civil Eduardo Ratton, que também é professor da UFPR, explicou a este que os serviços foram contratados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e tiveram início em outubro do ano passado. A expectativa é concluir os estudos até o início de abril, quando o DNIT repassará o levantamento para avaliação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com o coordenador do RCA, a dragagem do Passo do Jacaré tem o objetivo de aumentar a profundidade do canal de navegação, garantindo o tráfego seguro de embarcações durante todo o ano. O canal tem profundidade de 2,50 metros e o estudo prevê dragar 50 centímetros para que a profundidade chegue a 3 metros. O canal tem três quilômetros de extensão.

Ao longo da semana de trabalho na região de Porto Esperança, os engenheiros do ITTI vão avaliar possíveis impactos que a dragagem do canal pode trazer para o ecossistema. "Se houver algum impacto ambiental a dragagem não será recomendada", afirmou Ratton.

O engenheiro disse que o estudo avalia, por exemplo, se haverá algum tipo de impacto como instabilidade nas margens; depósito de sedimentos no leito do rio e assoreamento. Eduardo argumentou que o Instituto Tecnológico está promovendo um amplo levantamento ambiental da região que inclui estudos da flora; fauna; regime das chuvas; do ciclo das águas no Pantanal; sócio-econômico e arqueológico. "Tudo isso para assegurarmos da possibilidade de impactos", esclareceu.

A Hidrovia Paraguai-Paraná estende-se por 3.442 km, através da América do Sul, desde a cidade de Cáceres, no estado do Mato Grosso, no Brasil, até Nova Palmira, no Uruguai. Abrange cinco países: Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Barcaças encontram dificuldades para cruzar o canal

A navegação de barcaças, em sua maioria transportando minério, hoje fica prejudicada naquela região. Para transpor a ponte e o próprio canal é necessário o desmembramento das embarcações, o que aumenta o tempo de viagem e os custos.

Com a dragagem do Passo do Jacaré, esse tempo de viagem do comboio seria reduzido refletindo diretamente na diminuição do custo de transporte. A dragagem possibilitará o aumento da fluidez do tráfego, na medida em que não haverá a necessidade de desmembramento das embarcações. Com isso se ganharia dois dias no tempo de viagem.

Para transpor o Passo do Jacaré, na época de águas altas, de março a outubro, os comboios utilizam o canal que passa entre a margem esquerda do rio Paraguai e a Ilha da Figueirinha. Em dezembro, quando o rio já está com seu nível bastante reduzido, o canal da Ilha da Figueirinha não é mais navegável devido a um trecho crítico no começo da ilha. As barcaças são obrigadas a passar pelo canal oficial, localizado próximo à margem direita do rio estendendo-se até as proximidades da Ilha do Jacaré, o que aumenta a dificuldade dos comboios se alinharem perpendicularmente à ponte ferroviária.

Atualmente, em decorrência da pouca profundidade em alguns trechos do canal de navegação, os comboios não trafegam em épocas de águas baixas, entre novembro e fevereiro.

Após a intervenção, o novo canal de navegação deve contar com cerca 4.200 metros de comprimento, com largura aproximada de 110 metros e 3m de profundidade.

Diário OnLine

Corumbá, Engenharia, UFPR, Passo do Jacaré

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,418
Euro 6,370
Franco suíço 6,812
Yuan 0,756
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens