Amambaí ou Amambai?
Cultura - Cultura Social
Não são tão raras as vezes que se lê ou ouve-se falar em município de Amambaí, grafado e pronunciado com acento agudo na última letra. Diferentemente do que se está acostumado a pronunciar: Amambai.
Para quem é amambaiense, seja nascido aqui ou morador por opção, é quase um ultraje falar incorretamente o nome da cidade. Os amambaienses sentem-se ofendidos. E isto é bom sinal, já que se cultua amor pela terra escolhida para residir, criar família, estabelecer comércio, trabalhar, enfim, viver.
Incoerência do IBGE
No último censo demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e finalizado no mês passado, outubro de 2010, constava na relação de cidades o nome Amambaí. Questionados sobre a grafia correta, o próprio técnico do órgão informou: “A grafia correta do município é Amambai – MS”. Isto em 25 de outubro último.
Incoerentemente, o IBGE adotou Amambaí não somente no equipamento eletrônico utilizado pelos recenseadores, como também na divulgação dos dados do Censo 2010 publicados no Diário Oficial da União do dia 04/11/2010. Está lá no site da instituição: Amambaí - População em 2010 - 34.739 e População em 2000 - 29.484.
Documentos oficiais
Também a emissão de notas fiscais eletrônicas somente é possível se a grafia do nome da cidade for Amambaí. Caso contrário, o sistema não aceita.
Argumentação histórico-cultural
Segundo Hildebrando Campestrini, diretor do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, há entre os amambaienses conivência no sentido de não se aceitar a forma Amambaí, etimologicamente correta.
Para João Batista de Souza (Em Mato Grosso, Terra da Promissão, São Paulo, 1953, p.206), até 1930, a pronúncia Amambaí era generalizada; daí por diante surgiram as dúvidas. Eis que, como diziam alguns, os paraguaios, conhecedores do guarani, pronunciavam Amambaí.
A Lei nº 131, de 28.8.48, que criou o município, grafou Amambai (segundo João Batista de Souza, obr. Cit. P.207). Forçoso é reconhecer que a pronúncia correta é Amambaí. O –hy de origem tupi-guarani, transforma-se em português em “i” tônico e segunda vogal do hiato, como em jataí, Ivaí, Ibicuí, etc. Portanto, Amambaí. Tanto que o rio (sul-mato-grossense) é Amambaí, o bairro de Campo Grande é Amambaí.
Ainda segundo HIldebrando Campestrini, no livro Questões Gramaticais Sul-Mato-Grossenses, “é lamentável ter que aceitar a teimosia dos amambaienses (a-mam-bai-em-ses e não a-mam-ba-i-em-ses) que, pelo uso, conseguiram, pelo menos em Mato Grosso do Sul, fixar (para o município e cidade) a forma Amambai".
Consagração Popular
Segundo o historiador e diretor do Museu de Amambai, Almiro Pinto Sobrinho, o município hoje conhecido por Amambai sofreu diversas variações em seu nome, tanto na grafia da palavra Amambai como também adotou outros nomes desde sua colonização até a formalização em município em 1948.
Documentos históricos registram além de Patrimônio União e Distrito de Paz Nhú Verá, variações para o nome Amambai, como Mambay, Amambahy e Amambhay.
Por volta de 1980, quando já existia a polêmica em torno do nome da cidade (Amambai ou Amambaí) foi realizada uma reunião por um grupo de pessoas, entre elas, Almiro Pinto Sobrinho, Mateus Selhorst, Maria leda Pinto e Maria Iolete Peixoto Moreira que defenderam o nome Amambai argumentando que a questão era de consagração pública.
Para Almiro Sobrinho, essa discussão é de fato de consagração popular. “Fico com o povo, defendo a ideia que foi por consagração popular o nome Amambai”, encerra o historiador.
Amambai Notícias
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,649 |
Euro | 6,357 |
Franco suíço | 6,791 |
Yuan | 0,780 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito