Domingo 16/06/2024 05:43

O jeito certo de cortar gastos públicos exagerados

Mundo - Obras - Gestão pública

 Um problema crônico de gastos públicos exage­rados, agravado pelas despesas para se reerguer da crise internacional, levou o Reino Unido a tomar medidas drásticas no fim do ano passado. Detentor do mais alto déficit público da Europa, de 11% do produto interno bruto, o país anunciou seu mais agressivo plano de ajuste fiscal desde a Segunda Grande Guerra.

Os cortes devem chegar a 81 bilhões de libras (cerca de 214 bilhões de reais). As medidas incluem redução média de 19% nos orçamentos dos minis­térios, congelamento de salários de servidores e cortes em benefícios sociais. Até 2015, a previsão é que quase meio milhão de empregos públicos sumam.

“Estamos pagando a conta de uma década de dívidas. É um caminho difícil, mas que leva a um futuro melhor”, afirmou o ministro das Finanças, George Osborne, na di­vulgação do plano. O uso da tesoura no orçamento é politicamente espinhoso e impopular. Em novembro, milhares de estudantes foram às ruas em Londres protestar contra a redução da verba das universidades públicas, o que leva a um aumento nas mensalidades.

O ajuste afeta diretamente os cidadãos — e ninguém gosta disso. Mas passar o facão foi a saída encontrada para um governo em situação fiscal grave restaurar a confiança dos investidores e garantir o crescimento da economia. A maioria das medidas anunciadas representa, de fato, redução de despesas.

A situação fiscal brasileira ainda não está no mesmo nível de risco do Reino Unido. O Brasil fechou o ano com déficit de 2,6% do PIB. Mesmo assim, a diminuição de 50 bilhões de reais nos gastos públicos, anunciada no mês passado, mostra que o governo brasileiro está preocupado com o desajuste das contas.

E com razão: o Brasil tem um prontuário de doente crônico nessa área. Mas as medidas apresentadas, até agora, trazem mais perguntas do que respostas. Intenções à parte, o plano de contenção de despesas divulgado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, in­dicou poucos cortes permanentes para valer, como está fazendo o governo inglês.

Investimentos e contratações devem ser postergados e o governo espera obter resultados ceifando gastos com passagens, diárias de viagem e compra de imóveis e equipamentos. Outra parte do corte se refere a itens de resultado imponderável, como o combate a fraudes e a desvios de conduta na máquina pública — com esse quesito, a economia projetada, sabe-se lá com quais critérios, seria de 3 bilhões de reais.

Portal Exame

Público, Britânico, Gastos.

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens