Sábado 07/06/2025 06:54

País estava crescendo acima do potencial, diz presidente do BC

Brasil - Desenvolvimento - Crescimento Econômico

 No dia em que o Banco Central reduziu a previsão de crescimento do país --de 4% para 3,5%--, o presidente da instituição, Alexandre Tombini, afirmou que o Brasil estava crescendo "acima de seu potencial" no primeiro semestre deste ano.

"[A estimativa] caiu, e é necessário, em função das pressões inflacionárias", explicou.

De acordo com Tombini, que fez palestra para executivos de finanças em Curitiba (PR), foi determinada uma "moderação do crescimento" a partir do segundo semestre, em função dos elevados índices de inflação.

"Nossa economia crescia acima do potencial", afirmou. "Tivemos de fazer com que ela crescesse mais em linha com a capacidade de crescimento potencial, e conter a propagação de alguns preços."

O processo de moderação foi feito com a adoção de algumas medidas pelo governo federal --como a contenção do crédito.

Em consequência, deve haver queda da inflação nos próximos meses, segundo Tombini. "Agora, a inflação está chegando a seu pico. Depois, entra numa trajetória de queda, indo em direção ao centro da meta em 2012", disse.

CRISE INTERNACIONAL

O presidente do BC ressaltou que o país está preparado para enfrentar a crise na economia internacional, que vem comprometendo especialmente os EUA e a Europa.

Segundo ele, o mercado interno do Brasil pode sustentar hoje o crescimento do país, independentemente do cenário externo. "Naturalmente, não somos uma ilha; dependemos da economia internacional, mas podemos transitar pelo nosso mercado doméstico, que tem boas fontes de crescimento."

Tombini também disse que o país "tem feito o dever de casa" para enfrentar a crise, acumulando reservas de dólares e com um acompanhamento "atento" do mercado internacional.

"Diante de eventuais disfuncionalidades, o BC entrará nos mercados para assegurar o seu bom funcionamento", afirmou, fazendo referência à ação do governo na semana passada, diante da alta repentina do dólar.

"Temos trabalhado nessa direção, de modo que essa crise não seja maior, e não tenha maior impacto para o funcionamento da economia brasileira."

Folha Online/ V.H.

Brasil, Crescimento Econômico, Economia, Alexandre Tombini, BC

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens