Quinta-Feira 03/07/2025 15:20

Drama dos índios obriga à formação de Força Tarefa

Segurança Pública - Precárias Condições da População Indígena

Alcoolismo, drogas nas aldeias, situação essa agravada por disputas internas de lideranças.

Essa é a realidade das comunidades indígenas, não só no município de Amambai (MS), mas em toda região Cone Sul de Mato Grosso do Sul.

Amambai conta com três aldeias e aproximadamente 10 mil índios da etnia guarani-kaiowá, o que representa quase um terço de toda a população do município, que é de 34,7 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Assistidos precariamente pela Fundação Nacional do Índio (Funai), devido á falta de estrutura material e humana do órgão federal, os índios sobrevivem em situação extrema.

Sem um acompanhamento adequado, os indígenas, principalmente os menos esclarecidos, que são a maioria, vivem a mercê de golpistas e comerciantes inescrupulosos que exploram os indígenas com empréstimos consignados em folha e retenção de documentos para garantir que o indígena gaste seu dinheiro somente em seus estabelecimentos.

Por falta de assistência, muitos índios acabam abandonando as aldeias para residir em condições subumanas nas periferias das cidades ou deixam as reservas indígenas.

Força Tarefa

Diante disso, uma “Força Tarefa”, coordenada pelo Ministério Público Estadual (MPE) da Comarca, em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) de Ponta Porã, vai levantar os problemas e buscar soluções para as precárias condições da população indígena, em Amambai.

De acordo com o promotor de Justiça, titular da 2ª Promotoria da Comarca de Amambai, Ricardo Rotunno - que juntamente com o procurador da República,Tiago dos Santos Luz, do Ministério Público Federal de Ponta Porã, tomou a frente da iniciativa -, em primeiro momento a meta da Força Tarefa será realizar, em um prazo de 45 dias, um diagnóstico de toda a situação envolvendo a população indígena no município.

Esse trabalho vai abranger a situação dos índios residentes nas aldeias como em relação ao grande número de desaldeiados, que residem em situação subumana nas periferias da cidade.

A partir deste diagnóstico, serão adotadas medidas e ações efetivas para solucionar problemas e garantir melhores condições de vida para os povos indígenas do município.

Segundo Ricardo Rotunno, as ações da Força Tarefa, que futuramente será estendida também para a Aldeia Taquapery, em Coronel Sapucaia, conta com diversos segmentos dos três poderes constituídos, Executivo, Legislativo e Judiciário, e principalmente com lideranças das próprias comunidades indígenas.

De acordo com o Ministério Público Estadual a participação das lideranças indígenas é fundamental para buscar soluções e ações para beneficiar suas próprias comunidades.

A Força Tarefa

Uma reunião promovida pelo MPE e o MPF na última quarta-feira (21), na sede do Ministério Público Estadual em Amambai, definiu a formação da Força Tarefa que vai tratar da questão.

Segundo o Ministério Público Estadual, além do MPE e do MPF, participaram da reunião o Poder Executivo Municipal de Amambai, representando pelo prefeito Dirceu Lanzarini, o Poder Legislativo Municipal, representado pelo presidente da Câmara, vereador Osvaldo Machado Franco, o “Coconho”, lideranças das aldeias indígenas de Amambai, a Funai (Fundação Nacional do Índio), a SESAI (Secretaria Especial da Saúde Indígena), a Justiça do Trabalho e o Poder Judiciário da Comarca de Amambai, representado no ato pelo juiz, Thiago Nagasawa Tanaka, titular da 2ª Vara, entre outras representações.

Na próxima quinta-feira (29), uma nova reunião com a participação dos representantes dos segmentos envolvidos na Força Tarefa, voltam a se reunir a partir das 8h, na sede do Ministério Público Estadual, em Amambai, para começar efetivamente os trabalhos.

Segundo Ricardo Rotunno, serão apurados os dados que cada segmento já tem, ao atuar junto às comunidades indígenas, para a elaboração de um diagnóstico conjunto da situação para dar início às ações.

Redação/Correio do Estado/Gazeta News/DF

alcoolismo, drogas nas aldeias, situação agravada, disputas de lideranças,MPE, MPF

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,420
Euro 6,369
Franco suíço 6,811
Yuan 0,756
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens