Sábado 30/08/2025 17:36

MS inicia construção do plano Estadual do Livro e Leitura

Ação Social - Plano estadual do livro e leitura

Bonito (MS) – Um ano depois do início do projeto de construção do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL), 1.200 dirigentes e educadores se reuniram novamente em Bonito na noite desta quinta-feira (22) para a apresentação do Plano. Com as presenças de representantes dos Ministérios da Educação e da Cultura e da Abril Educação, o governador André Puccinelli e a secretária de Estado de Educação, Nilene Badeca, fizeram a entrega do PELL e deram a largada para a importante etapa que vem a seguir, a de construção dos Planos Municipais do Livro e Leitura (PMLL).

O Plano Estadual, um documento que vai nortear as diretrizes para o desenvolvimento na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas, foi apresentado na abertura do MS em Letras -  II Encontro Estadual do Livro e Leitura. O evento levou ao Centro de Convenções de Bonito os diretores de todas as escolas da Rede Estadual de Ensino, os secretários municipais de Educação de todo o Estado, dirigentes de Estados brasileiros que estão participando na cidade da III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação, e representantes dos ministérios e do setor privado parceiros na construção do PELL.

Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado a ter seu plano definido, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, com apoio dos ministérios das duas pastas e da Abril Educação. Ao fazer simbolicamente a entrega do PELL/MS ao secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, o governador André Puccinelli consolidou a superação do desafio de atender o que previa o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e construir o documento em nível estadual. A iniciativa mereceu reconhecimento público do representante ministerial.

“Mato Grosso do Sul tem conseguido constantemente bater marcas de integração da Rede Estadual de Ensino com as redes municipais; tem sistematicamente executado programas nacionais e os replicados em âmbito estadual. Mato Grosso do Sul foi um dos primeiros estados a elaborar o seu Plano de Ações Articuladas – o PAR – que é a ligação do Ministério com os Estados e tem conseguido atender a todos os municípios com o Pro-Infância, um programa na Educação Infantil. E hoje dá mais um passo: a apresentação do PELL e o lançamento de um movimento para ampliar e executar metas”, elogiou Paim.

 

Responsabilidade

 

O governador André Puccinelli lembrou o escritor Antoine de Saint- Exupéry – autor de O Pequeno Príncipe – para falar da importância da concretização do Plano Estadual do Livro e Leitura e o apoio para que as secretarias de Educação de todo o Estado consigam elaborar seus Planos Municipais. Se dirigindo à plateia de 1.200 pessoas, maciçamente educadores e gestores de educação e de cultura, ele disse que essas ações são uma resposta ao carinho que principalmente as crianças - jovens estudantes - despertam nos educadores, em quem lida com a cultura e em quem está à frente das decisões no poder público.

 

“És responsável por aquilo que cativas. E como não ser responsável por essas crianças? Como não ser responsável por aqueles que estão no primeiro, no segundo grau das nossas escolas? A criançada nos cativa”, disse, emocionado. “Temos orgulho de receber a todos aqui, de lançar o nosso Plano Estadual e de dar início à capilarização nos 79 municípios do nosso Estado, já considerando o futuro município de Paraíso das Águas”, ele destacou.

 

A secretária estadual de Educação destacou que o PELL MS é composto de quatro eixos, com várias metas, e orientações a serem seguidas para atingi-las. “Nós vamos orientar os diretores sobre como trabalhar, vamos demonstrar a importância da motivação das crianças, e de trabalhar a leitura desde a educação infantil. Embora muitas escolas já desenvolvam programas voltados para o tema, o PELL chega com metas e orientações mais concretas para o desenvolvimento das atividades em prol do livro e da leitura".

 

Parceira da SED na elaboração, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, conforme seu presidente, Américo Calheiros, “acredita no livro e na leitura como força maior da expressão da identidade cultural de um País”. “E esse é um instrumento para construirmos cidadãos com consciência formadora e crítica”, frisou.

 

A Abril Educação, do Grupo Abril, foi uma das principais parceiras do projeto do PELL. O diretor de Relações Institucionais da Empresa, Éktor Passini, lembrou que a trajetória do Plano Estadual de Mato Grosso do Sul foi rápida, começando há menos de dois anos. A agilidade, ele destacou, se deveu ao bom trabalho feito em parceria entre as instituições e colaborações importantes como a de Galeno Amorim, consultor de Políticas Públicas do Livro e Leitura da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, e atualmente presidente da Fundação Biblioteca Nacional. “Esse plano é um exemplo de que quando todos arregaçam as mangas as coisas acontecem”.

 

O MS em Letras – II Encontro Estadual do Livro e Leitura continua nesta sexta-feira (23), quando representantes da SED, FCMS e Ministério da Educação estarão à disposição dos dirigentes municipais de Educação para discutir a construção dos planos municipais. A secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura, Maria Antonieta Antunes Cunha, fará uma exposição sobre “Políticas Públicas para Leitura”.

 

Na noite de abertura estiveram também presentes o prefeito de Bonito, José Arthur Figueiredo, o deputado federal sul-mato-grossense Edson Giroto, o deputado estadual Junior Mocchi – líder do governo na Assembleia Legislativa, entre outras autoridades e convidados.

 

Noticias MS / MV

Plano estadual do livro e leitura, bonito, MS primeiro estado a ter seu plano definido

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,432
Euro 6,314
Franco suíço 6,768
Yuan 0,759
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens