MS inicia construção do plano Estadual do Livro e Leitura
Ação Social - Plano estadual do livro e leitura
Bonito (MS) – Um ano depois do início do projeto de construção do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL), 1.200 dirigentes e educadores se reuniram novamente em Bonito na noite desta quinta-feira (22) para a apresentação do Plano. Com as presenças de representantes dos Ministérios da Educação e da Cultura e da Abril Educação, o governador André Puccinelli e a secretária de Estado de Educação, Nilene Badeca, fizeram a entrega do PELL e deram a largada para a importante etapa que vem a seguir, a de construção dos Planos Municipais do Livro e Leitura (PMLL).
O Plano Estadual, um documento que vai nortear as diretrizes para o desenvolvimento na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas, foi apresentado na abertura do MS em Letras - II Encontro Estadual do Livro e Leitura. O evento levou ao Centro de Convenções de Bonito os diretores de todas as escolas da Rede Estadual de Ensino, os secretários municipais de Educação de todo o Estado, dirigentes de Estados brasileiros que estão participando na cidade da III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação, e representantes dos ministérios e do setor privado parceiros na construção do PELL.
Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado a ter seu plano definido, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, com apoio dos ministérios das duas pastas e da Abril Educação. Ao fazer simbolicamente a entrega do PELL/MS ao secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, o governador André Puccinelli consolidou a superação do desafio de atender o que previa o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e construir o documento em nível estadual. A iniciativa mereceu reconhecimento público do representante ministerial.
“Mato Grosso do Sul tem conseguido constantemente bater marcas de integração da Rede Estadual de Ensino com as redes municipais; tem sistematicamente executado programas nacionais e os replicados em âmbito estadual. Mato Grosso do Sul foi um dos primeiros estados a elaborar o seu Plano de Ações Articuladas – o PAR – que é a ligação do Ministério com os Estados e tem conseguido atender a todos os municípios com o Pro-Infância, um programa na Educação Infantil. E hoje dá mais um passo: a apresentação do PELL e o lançamento de um movimento para ampliar e executar metas”, elogiou Paim.
Responsabilidade
O governador André Puccinelli lembrou o escritor Antoine de Saint- Exupéry – autor de O Pequeno Príncipe – para falar da importância da concretização do Plano Estadual do Livro e Leitura e o apoio para que as secretarias de Educação de todo o Estado consigam elaborar seus Planos Municipais. Se dirigindo à plateia de 1.200 pessoas, maciçamente educadores e gestores de educação e de cultura, ele disse que essas ações são uma resposta ao carinho que principalmente as crianças - jovens estudantes - despertam nos educadores, em quem lida com a cultura e em quem está à frente das decisões no poder público.
“És responsável por aquilo que cativas. E como não ser responsável por essas crianças? Como não ser responsável por aqueles que estão no primeiro, no segundo grau das nossas escolas? A criançada nos cativa”, disse, emocionado. “Temos orgulho de receber a todos aqui, de lançar o nosso Plano Estadual e de dar início à capilarização nos 79 municípios do nosso Estado, já considerando o futuro município de Paraíso das Águas”, ele destacou.
A secretária estadual de Educação destacou que o PELL MS é composto de quatro eixos, com várias metas, e orientações a serem seguidas para atingi-las. “Nós vamos orientar os diretores sobre como trabalhar, vamos demonstrar a importância da motivação das crianças, e de trabalhar a leitura desde a educação infantil. Embora muitas escolas já desenvolvam programas voltados para o tema, o PELL chega com metas e orientações mais concretas para o desenvolvimento das atividades em prol do livro e da leitura".
Parceira da SED na elaboração, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, conforme seu presidente, Américo Calheiros, “acredita no livro e na leitura como força maior da expressão da identidade cultural de um País”. “E esse é um instrumento para construirmos cidadãos com consciência formadora e crítica”, frisou.
A Abril Educação, do Grupo Abril, foi uma das principais parceiras do projeto do PELL. O diretor de Relações Institucionais da Empresa, Éktor Passini, lembrou que a trajetória do Plano Estadual de Mato Grosso do Sul foi rápida, começando há menos de dois anos. A agilidade, ele destacou, se deveu ao bom trabalho feito em parceria entre as instituições e colaborações importantes como a de Galeno Amorim, consultor de Políticas Públicas do Livro e Leitura da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, e atualmente presidente da Fundação Biblioteca Nacional. “Esse plano é um exemplo de que quando todos arregaçam as mangas as coisas acontecem”.
O MS em Letras – II Encontro Estadual do Livro e Leitura continua nesta sexta-feira (23), quando representantes da SED, FCMS e Ministério da Educação estarão à disposição dos dirigentes municipais de Educação para discutir a construção dos planos municipais. A secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura, Maria Antonieta Antunes Cunha, fará uma exposição sobre “Políticas Públicas para Leitura”.
Na noite de abertura estiveram também presentes o prefeito de Bonito, José Arthur Figueiredo, o deputado federal sul-mato-grossense Edson Giroto, o deputado estadual Junior Mocchi – líder do governo na Assembleia Legislativa, entre outras autoridades e convidados.
Noticias MS / MV
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,432 |
Euro | 6,314 |
Franco suíço | 6,768 |
Yuan | 0,759 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito