Sexta-Feira 02/05/2025 13:18

Selvíria distribui coleiras antileishmaniose gratuitamente

Ações Públicas - Campanha de Controle da Leishmaniose

A Prefeitura Municipal de Selvíria/MS, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia, no dia 21 de setembro, a Campanha de Controle da Leishmaniose e Posse Responsável, com o encoleiramento contra a leishmaniose na população canina da cidade.

Mil cães receberão gratuitamente a coleira impregnada com deltametrina a 4%, princípio ativo repelente e inseticida recomendado pela Organização Mundial da Saúde como umas das ferramentas de controle da doença, que foram doadas pela empresa Eldorado Brasil.

O Mato Grosso do Sul é um estado considerado endêmico para a leishmaniose visceral, tendo várias cidades com transmissão intensa da doença, entre elas Três Lagoas, Campo Grande e outras.

Selvíria está no eixo de Araçatuba/SP e Três Lagoas/MS, áreas endêmicas. “Esse fato sempre nos trouxe grande preocupação. Em 2006 começamos a fazer inquéritos sorológicos nos animais da cidade e percebemos que a situação da leishmaniose no município começava a se agravar. Com uma população canina estimada em 1800 animais, o perigo de uma grande epidemia de leishmaniose teria grande impacto social e econômico no município, visto que a doença e o seu tratamento causam grande morbidade nos indivíduos, pois requer longo tempo afastado de suas atividades e de seu núcleo familiar”, explica a fiscal de Vigilância Sanitária em Saúde de Selvíria, Jeane Alves de Jesus.

 

Jeane explica que incidência do vetor da Leishmaniose Visceral teve um pico em 2008 e se estabilizou nos três últimos anos. “O mais grave na analise do gráfico acima é a rápida evolução dos casos de leishmaniose visceral canina, que em 2010 obteve um índice de 35% de positividade. Como é sabido que casos humanos são precedidos por casos caninos, o mesmo veio a se concretizar em nosso município: em 2010 tivemos dois casos humanos, sendo que um evoluiu a óbito”.

Para controlar o avanço da doença, a secretaria de Saúde de Selvíria tem realizado várias ações, como palestras na rede escolar do município, inquérito canino, eutanásia dos animais positivos, levantamento entomológico do vetor e parcerias com outros setores, como, por exemplo, a solicitação do apoio do município de Três Lagoas para realização da coleta de animais errantes no município. “Porém, tais ações não se refletiram em números e o que se percebe é o avanço da doença na cidade. Por isso, verificamos a necessidade de medidas de intervenção urgentes”, ressalta Jeane.

Para tanto, a Vigilância de Sanitária e Controle de Vetores e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Selvíria acaba de anunciar que para os próximos meses fará um censo canino; encoleiramento dos animais com a coleira impregnada com deltametrina a 4%, recolhimento dos animais de rua; limpeza pública e manejo ambiental; campanha educativa de posse responsável; aquisição de um veículo próprio para o transporte de animais; atividades de educação e saúde com a população; treinamento para profissionais de saúde; e controle químico por meio da utilização de inseticidas de ação residual.

A leishmaniose é transmitida, principalmente, através da picada de um inseto conhecido popularmente como “mosquito palha”.

O cão tem um importante papel na manutenção da doença no ambiente urbano visto que pode permanecer sem sintomas mesmo estando doente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a leishmaniose visceral registra anualmente 500 mil novos casos humanos no mundo com 59 mil óbitos.

Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% das ocorrências. Na América Latina, ela já foi detectada em 12 países e, destes, cerca de 90% dos casos acontecem no Brasil, onde, em média, 3.800 pessoas são infectadas anualmente.

MS Noticias/DF

encoleiramento, contra, leishmaniose visceral, população canina, campanha, inseticida

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,692
Euro 6,448
Franco suíço 6,887
Yuan 0,783
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens