Domingo 16/06/2024 15:55

Chefe do Comando Militar do Leste admite que ainda há tráfico no Complexo do Alemão

Brasil - Geral - Ação Militar

O chefe do CML (Comando Militar do Leste), general Adriano Pereira Junior, admitiu nesta quarta-feira (7) que ainda há tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, e que os tiros que causaram pânico à comunidade ocupada pela Força de Pacificação na noite da última terça-feira (6) partiram de duas comunidades nas quais não há a presença dos militares: dos morros do Adeus e da Baiana. 

Segundo ele, estas duas favelas não fazem parte do trabalho do Exército. O general disse que é impossível cercar todos os acessos às favelas, pois isso causaria prejuízo à população. 

O general disse que o trabalho que é feito no complexo é eficiente e que levou paz à comunidade. De acordo com ele, são feitas 420 patrulhas diariamente na região.

Militares encontram bombas em um dos acessos à comunidade

Militares da Força de Pacificação que ocupa o Complexo do Alemão desde novembro de 2010 encontraram cinco bombas de fabricação caseira na manhã desta quarta-feira, na rua Nova, no acesso à favela da Grota, um dos acessos ao Alemão.

Segundo eles, as bombas foram jogadas contra os agentes da Força de Pacificação na noite de terça-feira, após o intenso tiroteio na comunidade.

Manhã de aparente tranquilidade

O clima era de aparente tranquilidade no início desta manhã nas favelas que formam o Complexo do Alemão. O policiamento na região permanecia reforçado por volta das 8h30. Nesta manhã, apesar de não haver confrontos, dezenas de viaturas e blindados cercam os acessos às comunidades por medida de segurança. Muitos moradores evitam sair de casa ou falar sobre o episódio e parte do comércio está fechada.

O tiroteio no Alemão teria começado após um ’bonde’ de ao menos dez carros com 50 traficantes armados invadir uma das favelas do complexo, segundo informações recebidas pela polícia.

Ainda de acordo com os policiais, os bandidos seriam remanescentes da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, vizinha ao conjunto de favelas do Alemão, e teriam tentado retomar parte do território, atualmente ocupado pelo Exército.

Mais dois morros ocupados

Representantes da Força de Pacificação que atua no Complexo do Alemão e da Polícia Militar se reúnem nesta quarta no batalhão de campanha instalado no local para definir as estratégias de ocupação dos morros do Adeus e da Baiana.

As duas comunidades foram tomadas por militares por tempo indeterminado na noite de terça, após intenso tiroteio entre policiais e supostos traficantes no Alemão. A determinação partiu do comandante-geral da Polícia Militar do Rio, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte.

A PM informou que, segundo o oficial, a medida de ocupar as duas favelas foi tomada porque os locais oferecem uma boa visão para a região dos tiroteios e por não haver lá tropas federais.

- Estes locais são facilitadores de agressão, como tiro, arremesso de objetos, contra as tropas que patrulham a avenida Itararé.

A avenida Itararé é a principal via de acesso ao complexo. Mesmo após o fim do tiroteio, soldados do exército mantiveram fechados os acessos ao Alemão.

As tropas que participam da ocupação fazem parte do 16º BPM (Olaria) e do 22º BPM (Maré). Cerca de 50 homens estarão nestas operações, mas o número pode ser alterado ao longo da ocupação.

O Complexo do Alemão voltou ao foco no último domingo (4), quando moradores e militares se envolveram em uma confusão. Segundo os militares, eles foram atacados por moradores com pedras e garrafas e reagiram com balas de borracha e spray de pimenta.

O tiroteio de terça-feira acontece no mesmo dia em que um vídeo divulgado pelo Exército mostra pessoas supostamente traficando na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha.

 

R7/V.H.

Brasil, Rio de Janeiro, Morro do Alemão, Polícia, Tiroteio, Tráfico, Drogas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens