Domingo 16/06/2024 23:01

Como os EUA jogaram U$ 60 bi fora no Iraque e no Afeganistão

Mundo - Geral - Indústria da Guerra


(Soldados norte-americanos se exercitam em base nas montanhas afegãs: operações no país e no Iraque tiveram mais de 120 casos de corrupção)

Relatório elaborado pelo Congresso norte-americano mostra que a má gestão e as fraudes fizeram o país desperdiçar seus recursos na guerra contra o terror

A máquina de guerra dos Estados Unidos contra o terrorismo na última década aparentemente teve outra função além do combate: jogar dinheiro fora. Estudo elaborado por uma comissão do Congresso norte-americano mostra que o país gastou quase 60 bilhões de dólares em contratos para ações no Iraque e no Afeganistão que tiveram pouco ou nenhum resultado efetivo.

A intervenção dos EUA nos dois países, principalmente no Afeganistão, foi uma reação ao atentado às Torres Gêmeas do dia 11 de setembro de 2001. A autoria dos ataques foi reivindicada pelo grupo terrorista Al Qaeda, liderado por Osama bin Laden. O principal inimigo dos norte-americanos comandava ações da Al Qaeda no território afegão, onde ficou escondido durante anos. 

A Comissão para Contratos de Guerra no Iraque e no Afeganistão foi criada pelo governo Obama dez anos depois da maior tragédia da história dos EUA. A equipe teve a tarefa de apurar os gastos norte-americanos nestes dois países durante a caça à Al Qaeda e a seu líder. A princípio, os tais contratos seriam firmados com grupos locais para ajudar as equipes militares norte-americanas em operações bem específicas. Na prática, eles se tornaram um verdadeiro ralo escoando dinheiro público.

Segundo o relatório da comissão, o desperdício teve duas causas principais. Uma delas foi a falta de planejamento. O governo da época, liderado pelo presidente George W. Bush, “tentou fazer muita coisa e encarou os contratos como um recurso ilimitado”, diz o documento. As lideranças militares também “falharam em adaptar os planos e as responsabilidades dos norte-americanos às características culturais, políticas e econômicas de Iraque e Afeganistão”.

A partir de 2002 o governo dos EUA deu mostras claras de que estava disposto a gastar o quanto fosse preciso, mesmo que o retorno fosse quase nulo. Em oito anos o país gastou mais de 35 bilhões de dólares para treinar as Forças Nacionais de Segurança do Afeganistão. O governo construiu mais hospitais no Iraque do que o Ministério da Saúde daquele país conseguia administrar.

Outra razão que contribuiu para que os EUA praticamente queimassem dinheiro no combate ao terror, segundo a comissão do Congresso, foi a corrupção. De acordo com o estudo, a entrada maciça de recursos no Iraque e no Afeganistão estimulou esquemas de fraudes nos contratos de guerra.

Principalmente no começo dos conflitos, em 2002, não havia uma fiscalização efetiva dos contratos por parte do governo norte-americano. Este cenário deu margem a fraudes como “subornos, gratificações, propinas, produtos não entregues, defeituosos ou falsificados, cobranças indevidas”, dentre outras.

Ao analisar os contratos, a comissão identificou 124 casos de corrupção pública, 91 aquisições fraudulentas, 28 casos de roubo de tecnologia, dentre outras ocorrências.

“A corrupção prejudicou os programas, desviou dinheiro e minou a confiança da população no dever que o governo tem de gastar com sabedoria o dinheiro do contribuinte”, aponta o relatório.

Portal Exame

Iraque, relatório, Congresso norte-americano, má gestão e fraudes, guerra contra o terror

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens