Segunda-Feira 03/11/2025 20:54

Internet é “calcanhar de Aquiles” do Código de Defesa do Consumidor aos 21 anos

Brasil - Direitos do Consumidor - Reformulação dos Direitos do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor completa no próximo dia 11, a maioridade, ou seja, 21 anos.

De 1990 até hoje, muita coisa mudou no quesito compra e venda, principalmente pela internet o que se constitui no “calcanhar de Aquiles” da legislação.

De acordo com o superintendente do Procon/MS, Lamartine Ribeiro, o código é uma das legislações mais modernas do Brasil, mas já precisa de reformulação. “O código sempre respondeu à altura, tanto é que chegou aos 21 anos, mostra sua maturidade, mas tivemos fenômenos como a evolução da tecnologia da informação que obriga uma atualização nessa área”, explica.

Segundo Lamartine, o código fala somente de compras feitas à distância, por meio de carta, correspondência escrita ou telefonema, nada sobre internet.

“O crédito também evoluiu, poucas pessoas tinham cartão de crédito há 21 anos. O crédito para o consumidor foi ampliado de forma contundente, assim, o Código de Defesa do Consumidor precisa ser atualizado para alcançar a questão do superendividamento, que é resultado dessa expansão”, pontua.

Uma comissão especial de juristas, instituída pelo Senado em 2010, estuda alterações no Código de Defesa do Consumidor para adequá-lo aos novos tempos.

No último final de semana, a comissão realizou audiência pública em Cuiabá (MT).

As próximas serão em Brasília e Recife.

A comissão já esteve no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Atendimentos

“A conscientização das pessoas ainda é um caminho árduo a ser seguido. Provavelmente vamos fechar 2011 com menos de 40 mil atendimentos em Mato Grosso do Sul, dos quais 90% são registrados em Campo Grande. Isso significa que cerca de 5% da população campo-grandense chega até o Procon”, explica Lamartine. Para ele, o número é pequeno se considerarmos que todos somos consumidores, o tempo todo, “desde a criança até o idoso”, exemplifica.

O superintendente do Procon/MS revela: “falta sensibilidade de várias administrações públicas municipais que rejeitam a criação de Procons municipais, tanto é que Mato Grosso do Sul é o 3º estado no Brasil em cobertura municipal, perdemos somente para São Paulo e Espiríto Santo, e isso porque temos somente 22 Procons".

“Defesa do consumidor é cidadania. O prefeito que rejeita a criação de um Procon está negando o direito do cidadão de reclamar. Acredito que caminhamos muito pouco nesses 21 anos”, afirma Lamartine.

Reclamações

Em Mato Grosso do Sul, principalmente em Campo Grande, as campeãs de reclamação ainda são as empresas de telefonia em geral: aparelhos, operadoras e assistência técnica, segundo levantamento do Procon/MS.

“É muito importante que as pessoas façam suas reclamações, porque a grande empresa confia no consumidor que não reclama e acaba tirando muito dinheiro do Estado. Dinheiro que falta nos impostos, na geração de empregos e vários outros setores de desenvolvimento”, alerta.

Beatriz Longhini/Correio do Estado/DF

maioridade, Código de Defesa do Consumidor, reformulação, compras, à distância

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,357
Euro 6,172
Franco suíço 6,630
Yuan 0,747
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens