Domingo 16/06/2024 06:42

Reparação da usina de Fukushima avança, mas radiação chega ao mar no Japão

Mundo - Energia - Radioatividade

As esperanças de restabelecer a energia elétrica no complexo nuclear de Fukushima, epicentro da crise atômica do Japão, vai de encontro nesta terça-feira à preocupação geral com a radioatividade detectada nas águas litorâneas da região.

Os esforços dos técnicos para manter sob controle os seis reatores de Fukushima avançaram nesta terça-feira com o sucesso em concluir as operações para conectar todos eles a fontes externas de energia e, assim, restituir o funcionamento administrável da usina.

Embora os cabos já estejam posicionados, reativar o fornecimento de energia elétrica pode levar um ou vários dias, já que antes é preciso revisar o estado de todos os instrumentos e motores para evitar um curto-circuito que complicaria ainda mais os trabalhos de manutenção.

Os técnicos trabalham em situações extremas, rodeados de elevados níveis de radioatividade, frequentemente às cegas e em um panorama de três reatores (os números 1, 2 e 3) destruídos por explosões de hidrogênio e um quarto (o número 4) por causa de um incêndio.

Segundo a televisão pública "NHK", que cita um porta-voz da Agência para a Segurança Nuclear, a eletricidade nos reatores 1 e 2 poderia ser reativada na quarta-feira, e a das unidades 3 e 4, um dia depois.

Funcionários da companhia Tokyo Electric Power (Tepco) - operadora da usina -, junto com militares e equipes de bombeiros convocadas de Tóquio e Osaka se esforçam há 11 dias para evitar que a temperatura do combustível nuclear aumente e emita elevadas quantidades de radioatividade.

Caminhões de bombeiros voltaram nesta terça-feira a jogar água no reator número 3, enquanto um veículo especial utilizado normalmente para bombear cimento se concentrou na unidade 4, onde causa preocupação a piscina de armazenamento, que guarda uma grande quantidade de combustível nuclear utilizado.

Enquanto se busca controlar a usina nuclear, operacional desde 1971, as autoridades fiscalizam os níveis de radiação na zona, em volta da qual foi estabelecido um perímetro de segurança de 20 quilômetros ao redor, área evacuada.

Também se recomendou aos moradores que estão entre 20 e 30 quilômetros que não saiam de suas casas e permaneçam com as janelas fechadas.

Segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), na cidade de Namie, a 20 quilômetros da usina, o nível de radioatividade chegou a ser 1,6 mil vezes maior que o habitual, registrado a 161 microsievert por hora.

Nos lugares mais afastados, como as províncias de Saitama, Chiba, Kanagawa, e na própria capital, Tóquio, as medições do Governo japonês, da AIEA, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de especialistas americanos indicam que os níveis de radiação estão muito abaixo de serem perigosos para a saúde.

As medições do Governo japonês se estenderam aos alimentos da região, após radioatividade ser detectada em leite e espinafres, levando as autoridades a proibirem a distribuição desses produtos.

A inquietação pelo alcance da contaminação aumentou após a confirmação nesta terça-feira de que as zonas marinhas próximas à usina nuclear também apresentam níveis de radioatividade acima do normal.

Segundo a Tepco, uma amostra de água marinha recolhida nesta segunda-feira a uma distância de 15 quilômetros da central revelou um nível de iodo radioativo I-131, mais de 126 superior ao limite legal.

Nesta terça-feira, o nível tinha se reduzido na mesma área até ser 30 vezes superior ao limite, indicou a Tepco.

O Governo japonês indicou que ainda é cedo para saber se os produtos pesqueiros da área estão contaminados e assinalou que, em breve, serão realizadas análises para avaliar o impacto da radioatividade no mar.

O Executivo apontou que, no momento, não há no mercado produtos pesqueiros procedentes de Fukushima e pediu às províncias vizinhas de Ibaraki e Chiba a aumentar a fiscalização do setor de pesca. EFE

MSN

Fukushima, Japão, Preocupação, Radioatividade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens