Domingo 16/06/2024 20:52

Emprego no setor naval está em alta

Brasil - Mercado de Trabalho - Postos Ocupados

O emprego na indústria naval no Brasil cresceu expressivos 3.613,1% de 2000 a 2013 e praticamente triplicou seu número de postos entre 2006 e 2013, crescendo 262%.

As estimativas são do Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval). De acordo com o sindicato, em junho deste ano, o setor empregava mais de 73 mil pessoas.

A previsão de médio prazo é otimista para o segmento, que espera empregar 100 mil pessoas até 2016, considerando novos estaleiros em implantação em Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e a demanda de pessoal nos estaleiros atuais.

Essa previsão, porém, ainda não pode ser estendida para os anos seguintes. Em entrevista ao Brasil Econômico, na semana passada, o presidente da Transpetro, Sergio Machado, lembrou que os estaleiros têm hoje carteira até 2018, precisando repor encomendas em 2014 para manter os investimentos em tecnologia e os empregos e atrair novos profissionais.

“O setor está hoje bastante aquecido, mas precisa de uma sequência de projetos que dê sustentabilidade aos estaleiros nos próximos anos, garantindo a quantidade de emprego a um nível elevado”, afirma Cristiano Prado, gerente de Competitividade Industrial e Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), acrescentando que isso pode ser alcançado através de uma maior previsibilidade no cronograma de licitações de áreas de exploração e produção de petróleo e do maior incentivo à cabotagem no Brasil.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Naval e Offshore (Abenav), Augusto Mendonça, observa que houve um boom na demanda “em um setor que ficou esquecido por quase 20 anos”. Segundo Mendonça, a maior demanda de mão de obra no setor naval encontra-se no pessoal de fábrica, principalmente soldadores e montadores, mas também bombeiros, eletricistas e pintores.

Para garantir essa mão de obra qualificada, os estaleiros têm montado suas próprias escolas de formação e treinamento.

O Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, por exemplo, inaugurou em janeiro um Centro de Desenvolvimento Humano (CDH), para elevar o nível de formação e qualificação dos profissionais da região.

“De modo geral tem-se conseguido preencher adequadamente o quadro necessário, porém quando analisamos técnicos de produção e engenheiros, a falta de gente capacitada é sensivelmente mais complexa”, observa. “É preciso tempo para formar pessoal de forma qualificada, não adianta formar às pressas e sem qualidade, pois isso vai gerar um retrabalho para os estaleiros”, pondera.

De acordo com o Sinaval, a maior parte dos empregos do setor naval está hoje concentrada na região Sudeste (42,44%), seguida pelas regiões Sul (31,77%), Norte (14,46%) e Nordeste (11,43%).

No primeiro trimestre de 2013, segundo o sindicato, o setor apresentava uma carteira de encomendas com 373 obras em andamento: 73 navios de apoio marítimo, 13 plataformas de produção, 16 navios de produtos, 26 petroleiros, 7 navios para transporte de bunker, 17 gaseiros, 16 construções/integrações de módulos para plataformas, 28 sondas de perfuração, 3 navios porta-contêineres, 5 navios graneleiros, 17 rebocadores, 142 comboios e 10 embarcações para a Marinha do Brasil (5 submarinos e 5 navios patrulha).

“Com a crise econômica e a revisão dos investimentos de algumas empresas, o setor desacelerou um pouco no segundo semestre de 2012, mas voltou a crescer neste ano”, observa José Oliveira, diretor de Recursos Humanos da Wärtsilä, tradicional fornecedor da indústria naval no país. “No entanto, não fomos impactados por esse movimento e continuamos empregando”, acrescenta.

 

Brasil Econômico/JE

emprego, indústria naval, número de postos, estimativas, Sinaval, sindicato

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens