Após férias, Merkel volta à ativa pensando na reeleição
Mundo - Política - Eleições
Apelidada de 'chanceler teflón', chefe de governo alemã enfrenta as urnas em 22 de setembro
A chanceler Angela Merkel entra totalmente nesta semana na campanha para ser reeleita na votação marcada para o dia 22 de setembro, com as pesquisas apontando que sua vitória é praticamente inevitável e com a dúvida de que surpresas preparam a legislatura seguinte.
Apelidada pela imprensa como 'chanceler teflón', por tudo deslizar por ela, assim como acontece com esse tipo de frigideira, Merkel está de volta a Berlim após pequenas férias. Durante o período, seu adversário social-democrata, Peer Steinbrück, tentou mostrar que as eleições legislativas não estão decididas.
A agenda da chanceler tem de dois a três comícios eleitorais diários, mais um colóquio televisionado, na terça-feira, além dos assuntos derivados da agenda política nacional e internacional.
O tema mais destacado da campanha é a suposta conivência da inteligência alemã com a espionagem em massa dos Estados Unidos, questão que ganhou destaque tanto da imprensa mais tradicional, com o jornal 'Der Spiegel' à frente, quanto a popular, em que se enquadra o 'Bild'.
Merkel, ao menos até agora, fez honra ao apelido de 'teflón' e não se deixou atingir por qualquer respingo do assunto, embora venha aumentando o risco de que as polêmicas se tornem o escorregão de que Steinbrück precisa.
O tema da espionagem preocupa pouco o cidadão comum, enquanto uma pesquisa do instituto Forsa revelou na última semana que o principal temor dos alemães é o mercado de trabalho.
Apesar de o desemprego na Alemanha esteja em níveis que talvez causem inveja em 6,8%, índice de causar inveja a várias nações, a população da primeira economia europeia teme a crescente precarização do trabalho no país. EFE
Portal Exame / M.V
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito