Terça-Feira 02/09/2025 10:53

Novos shoppings em pequenas cidades criam impasse entre construtores

Brasil - Mercados - Muito para Poucos

As dezenas de lançamentos de shoppings nos últimos anos fizeram com que hoje praticamente todos os municípios do Brasil com mais de 300 mil habitantes já tenham seu próprio shopping, estima o Ibope Inteligência.

Neste cenário, resta investir em cidades menores, que têm, em média, 200 mil habitantes, como Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, e Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

O problema é que cidades com menos de 100 mil habitantes podem não comportar um shopping. E uma cidade com 200 mil habitantes pode não ter espaço para dois. Como consequência, em algumas delas há uma corrida de “quem chegar primeiro, leva”.

Em Rio Grande, que tem cerca de 200 mil habitantes, o índice de competitividade (que faz uma relação entre oferta e demanda e é calculado pela Ibope) da cidade, sem nenhum empreendimento em operação, é de 182 (índices menores do que 100 indicam um mercado muito competitivo para novos empreendimentos).

Caso os dois empreendimentos previstos para serem lançados na cidade saiam do papel, este índice cairia para 33, o que indicaria uma sobreoferta.

O mesmo impasse acontece em Boa Vista, em Roraima, que tem cerca de 260 mil habitantes. Na cidade, também estão previstos dois empreendimentos.

O índice de competitividade da cidade é de 271. Caso os dois empreendimentos sejam lançados, cairá para 50. “A cidade pode até comportar ambos, mas é bem difícil que mais alguém irá olhar para ela com a intenção de novos lançamentos”, diz Fabio Caldas, analista de pesquisa do Ibope.

Mas o caso mais problemático parece ser o de Três Lagoas. A cidade tem cerca de 100 mil moradores e, como consequência, seu índice de competitividade é mais limitado, soma 89. Caso um shopping seja inaugurado, ele já cairá para 30. O problema é que a cidade pode ter dois empreendimentos.

Conflito

A North já anunciou o projeto Shopping Center Nações Três Lagoas, cuja previsão é que seja inaugurado no final de 2014. O problema é que a incorporadora Landis não pretende desistir de seu próprio projeto na cidade, conta o presidente Dorival Regini de Andrade.

A incorporadora conta que avaliava a região há três anos e esperava a conclusão de alguns projetos que teriam impacto na cidade, como a expansão de uma empresa de celulose. “Sabíamos que haveria espaço para um empreendimento na cidade apenas em 2015”.

Quando soube do projeto concorrente, negociou uma parceria com a Vértico, da WTorre, responsável pelo projeto, para viabilizar apenas um deles. Ambos não chegaram a um denominador comum. “Só há espaço para um. Se ambos lançarem, os dois vão ter prejuízos”. Ele conta que, diante deste cenário, prefere lançar apenas um e ter um lucro dividido.

Com a North, grupo que se ligou ao projeto posteriormente, o empreendedor nunca negociou. Andrade acusa o concorrente de anunciar o que “pode não sair do papel”. “Iremos lançar o nosso apenas quando puder ser viabilizado”.

A estratégia será buscar os principais lojistas. “Quem tiver as âncoras e principais lojas fechadas vai conseguir lançar o projeto. Quem tiver competência, vai sobreviver”, conclui.

No portfólio da Landis, estão quatro empreendimentos construídos em praças menores, com cerca de 250 mil habitantes, considerando também o entorno das cidades. Um em Betim (MG), construído há 13 anos; outro em Mossoró, no Rio Grande do Norte, construído há cinco, e um em Rio Branco, concluído há um ano e meio. Um empreendimento em Macaé, na Bahia, foi vendido.

Procurada, a North Empreendimentos informou, em nota, que seu comitê empreendedor divulgará, no final deste mês, informações a respeito do empreendimento em Três Lagoas. “Nesse momento, estamos finalizando alguns procedimentos formais e somente quando concluirmos, poderemos divulgar as informações solicitadas”.

A North também tem na carteira quatro empreendimentos concluídos no Ceará e Pernanbuco, e anuncia mais dois projetos no Ceará e três no interior de São Paulo além do lançamento em Três Lagoas.

 

Marília Almeida/iG/JE

dezenas de lançamentos, shoppings, municípios do Brasil, habitantes, Ibope

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens