Terça-Feira 02/09/2025 05:46

Brasil precisa de dez anos para atender projeto para biodiesel

Brasil - Mercados - Disponibilidade de Óleos

A indústria nacional de biodiesel já tem capacidade para ofertar mais do que os 5% estabelecidos por lei como limite para a mistura com o óleo diesel, mas ainda precisaria de mais dez anos, e com matéria-prima suficiente, para conseguir atender à exigência de 15%, como pretende estabelecer um novo projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados.

”Considerando um horizonte de dez anos e havendo disponibilidade de óleos vegetais e gorduras animais para a produção de biodiesel, níveis próximos ao citado [no projeto] poderiam ser atingidos”, explicou ao Dci o assessor econômico da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Leonardo Zilio.

O Brasil tem capacidade instalada para produzir até 7 bilhões de litros de biodiesel, o que, segundo Zilio, já atenderia a uma exigência legal de até 12,5% de mistura do combustível vegetal dentro do diesel comum. Porém, a produção anual de biodiesel soma 2,8 bilhões de litros, ou 5% do volume de diesel B consumido no mercado interno.

De acordo com o presidente da União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Odacir Klein, a indústria brasileira opera com 60% de ociosidade.

Propostas

Segundo Klein, o ideal seria estabelecer um percentual mínimo de 7%, com um mecanismo que possibilite gradativamente mistura de até 15%. Já a Abiove reivindica uma lei que estabeleça um mínimo de 10% de mistura, também considerando um instrumento que possibilite a implementação de percentuais maiores, caso o setor ganhe capacidade para atender à demanda.

O valor de 10%, segundo Zilio, foi estabelecido considerando “a evolução natural do uso de óleo de Soja e outras fontes de óleos vegetais e gorduras animais já utilizados”. “Dessa forma, não precisaríamos perder oportunidades de crescimento, tal como ocorre atualmente”, argumentou o assessor da entidade.

O projeto em tramitação em Brasília é bem mais exigente. O PL 5.651, proposto em maio pelo deputado Raul Lima, prevê que o diesel mineral tenha uma mistura de 15%, com tolerância de somente um ponto percentual para cima ou para baixo.

O parlamentar argumenta que “já temos capacidade de produção instalada e árvores plantadas“. ”Estamos controlando para não produzir muito”, disse Lima.

O objetivo, explicou o deputado ao DCI, é “reduzir a contaminação do enxofre no ar em até 10%” e “contribuir com meio ambiente”. Ele ressalta que também pode haver vantagem econômica para o consumidor, já que, com uma escala maior de produção, a tendência é a redução do preço do diesel. “O custo fixo fica o mesmo, o que aumenta é o custo variável da operação”, afirmou.

Críticas ao PL

Apesar de bem-vinda uma alteração no percentual de mistura, representantes do setor indicam que não basta somente uma alteração legal e abrupta.

Leonardo Zilio observou que, para estabelecer uma parcela de mistura que possa ser cumprida pelo setor, “outras questões, como disponibilidade de matéria-prima, devem ser levadas em consideração para que a tomada de decisão seja correta”.

O óleo de Soja é o principal substrato para a produção de biodiesel e responde por 75% de todo o volume do combustível vegetal produzido no País. Em segundo lugar está o sebo bovino, responsável por 20% da produção, seguido pelo óleo de algodão, que garante 3% do total. Também contribuem para a produção do combustível os óleos de palma, girassol, canola, pinhão manso, óleo de fritura usado e gorduras de aves. A mamona, antiga promessa para o setor, não vingou por causa da dificuldade Logística de colheita estável da planta e por causa do custo alto, comparado ao da Soja.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Abrasoja), Glauber Silveira, disse que a iniciativa de aumentar o percentual de 5% “é positivo”, já que aumentaria o nível de esmagamento de Soja, que está em declínio no País. Até junho, a indústria moeu 12,6 milhões de toneladas de soja, 10% a menos do que no ano passado.

Silveira observou, porém, que a política para o biodiesel tem que ser pensada para o médio e o longo prazo e que é preciso considerar as sazonalidades. Segundo o produtor, em anos de quebra de safra de Soja, a principal matéria-prima, não teria como garantir o cumprimento da lei.

Além disso, ele ressaltou que o Brasil está perdendo indústria esmagadora. "É mais barato montar uma indústria na Argentina que no Brasil, por causa das altas taxas e da energia cara. Nossa indústria de óleo não é competitiva", afirmou Silveira ao DCI.

Já o presidente da Ubrabio, Odacir Klein, acredita que uma mudança mais flexível já estimularia a indústria a esmagar mais soja para a produção de biodiesel, sem haver necessidade de incentivos setoriais. “No momento em que houver aumento de mistura obrigatória, haverá aumento de esmagamento. Então o País agrega mais valor e diminui o volume de Soja exportada em grão”.

E-Usinas/RMC

Oportunidades de Crescimento, Projeto de Lei, Indústria Nacional, Capacidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens