Quarta-Feira 03/09/2025 08:59

As vaias e a presença do governo no Ethanol Summit 2013

Brasil - Conferências - Mercado Sucroenergético

O clima de insatisfação com o governo dominou as salas e corredores do Ethanol Summit 2013 deste ano. De uma forma geral as conversas acabavam sempre entrando na visão de Brasília sobre o mercado sucroenergético. As críticas às políticas públicas foram comuns, mas olhares sobre como ganhar competitividade sem depender do governo também estiveram presentes.

No meio desse público, majoritariamente composto de profissionais ligados ao setor produtivo, estavam palestrando 19 servidores do governo, de um total de 105 palestrantes. Enquanto alguns estavam em situações confortáveis, como Mônika Bergamaschi, carregando as palavras do governador Geraldo Alckimin, simpático ao setor, no lado oposto o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério da Fazenda (MF) eram os alvos da insatisfação que as vaias fizeram questão de evidenciar.

A seguir o portal novaCana faz um resumo da participação desses servidores públicos, dos argumentos utilizados por eles e da reação dos participantes. O texto completo está disponível apenas aos assinantes, mas o portal novaCana liberou alguns trechos da reportagem:

...a representante do governador Geraldo Alckmin conhecia o clima de insatisfação que estava presente na plateia e, como uma representante da oposição, foi logo cutucando o governo federal.
--
...Marco Antônio Martins Almeida, secretário do MME, deixou explícita a existência de uma falta de confiança nas palavras dos representantes do setor sucroalcooleiro. Episódios como a inadimplência das usinas nos leilões de bioeletricidade, as reuniões do setor com a presidente Dilma Rousseff, especialmente antes da crise de 2011, ou os encontros da Mesa Tripartite podem ainda estar frescos na memória do governo.
--
...Miguel Rossetto lembrou de uma reunião no dia 22 de abril deste ano entre o setor produtivo e a presidente Dilma Rousseff, na qual ela teria dito: “Eu quero que vocês me tragam uma agenda estrutural de futuro”.
--
...em sua fala final Rossetto mencionou que, como presidente da PBio, ele tem preocupações e responsabilidades e que a empresa “tem que dar resultado”. No entanto, não ficou claro que tipo de resultados seriam esses, já que, financeiramente, a subsidiária da Petrobras nunca deu lucro e os prejuízos crescem ano a ano.
--
...foi tocado num ponto importante, mas, curiosamente, as discussões sobre as externalidades do etanol foram ignoradas pelos demais membros do governo.
--
...a apresentação do BNDES evidenciou que existe uma diretriz bem clara de ajudar a indústria sucroenergética a ganhar competitividade sem que, para isso, precise de alterações nas políticas do governo. E os números apresentados comprovaram a premissa governamental.
--
...além da credibilidade, o presidente da EPE declarou que é preciso aumentar a competitividade, ou seja, se as usinas conseguirem dar garantias que cumprem o que assinam, ainda assim vai ser preciso ter preço mais baixo que os concorrentes.
--
...o primeiro dos três a falar foi Mauro Borges Lemos, que, ciente da pressão das usinas, jogou a responsabilidade para os que viriam depois: “Eu, o Dornelles e o Ruttely temos mandatos bem determinados dentro do governo e, felizmente, as questões do curto prazo estão fundamentalmente nas mãos dos dois e não na mão do meu ministro Fernando Pimentel”.
--
...para finalizar, Dornelles abordou outro assunto polêmico, os custos de produção. O servidor parecia externar o pensamento do governo de uma maneira geral, no qual o que importa mesmo é apenas o preço. Citando as contas do Pecege/Esalq, um barril de gasolina custa 127 dólares contra 135 do barril de etanol. ”Não é sustentável mudar essa realidade com medidas artificiais, mais para frente a casa cai, o telhado quebra... tem que ser medidas estruturantes de longo prazo”, disse.
--
...o representante do MF causou risos ao tentar explicar porque as decisões do governo relacionadas ao setor de etanol acontecem lentamente. O ato falho saiu como uma dupla negativa: “Não é falta de má-vontade”. Depois disso, perdeu o controle sobre a plateia, que foi tomada por um burburinho. Arnaldo Luiz Correa, consultor da Archer Consulting e conhecido crítico do governo, lançou mão da psicanálise para explicar o fato: “Palavras que saem erradas em momentos inoportunos são vistas na psicanálise como indícios do que se passa no inconsciente, revelando segredos inconfessáveis da mente.”
--
...ao responder, Dornelles disse que “o governo representa a sociedade como um todo” e foi novamente interrompido, dessa vez com vaias de boa parte da plateia. Mas prosseguiu: “Os senhores queiram ou não, as politicas públicas são trabalhadas pelos poderes constituídos para atender à sociedade. O governo não gasta...”

Nova Cana/RMC

Competitividade, Servidores Públicos, Leilões de Bioeletricidade, Insatisfação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens