Terça-Feira 02/09/2025 07:40

Empresariado quer votar na Câmara regulamentação da terceirização

Brasil - Ações Coletivas - Aprovações Nada Agradáveis

O empresariado está mobilizado pela aprovação do substitutivo do projeto de lei 4330/2004, que regulamenta o trabalho terceirizado. Os empresários consideram a proposta a melhor alternativa para eliminar um dos grandes fatores de incerteza jurídica que cerca o ambiente de negócios no país, com prejuízos à competitividade das empresas.

O projeto, que tramita há nove anos na Câmara dos Deputados, deve ser votado no próximo dia 13 na Comissão de Constituição e Justiça, em caráter terminativo. Se não houver recurso para ir ao plenário, seguirá direto ao exame do Senado.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) participa, em Brasília, nesta segunda-feira (05/08), junto com outras entidades empresariais, da última das oito reuniões quadripartites, com deputados, representantes do governo e das centrais sindicais, em busca de um consenso em torno do PL 4330/2004. A CNI quer que o projeto seja votado no próximo dia 13.

Eis, em resumo, na visão da CNI, os principais pontos do PL 4330/2004:

Segurança jurídica

A regulamentação da terceirização é medida absolutamente necessária, porque dará mais segurança jurídica e protegerá os direitos dos empregados. Estima-se haver cerca de 13 mil ações tramitando no Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre terceirização somente na administração pública.

A economia moderna não pode prescindir da terceirização. Não existe hoje, na prática, empresa que não pratique terceirização. Nenhuma empresa consegue fazer tudo sozinha. O trabalho, atualmente, se realiza em parceria e em rede - de empresas e de profissionais. Essa é a função da terceirização.

As empresas se utilizam da terceirização porque obtêm especialidade, melhor técnica e qualidade, eficiência, desburocratização, aumento de produtividade e melhoria de competitividade. O PL 4330/2004 estabelece diversas garantias e obrigações que resultam numa terceirização eficiente, que ao mesmo tempo protege os direitos do trabalhadores e dá segurança jurídica, com vantagens para as duas partes.

Em qualquer atividade

Pelo projeto, cabe exclusivamente à empresa decidir qual atividade quer terceirizar. Com isso, pode ser terceirizada qualquer atividade. A Súmula 331 do TST proíbe a terceirização em atividade-fim, mas essa é uma diferenciação difícil de ser feita e que não observa o dinamismo existente, hoje, nas modernas organizações da produção. As condições para a terceirização determinadas pelo projeto são de que os serviços contratados sejam determinados, específicos e especializados, com prova da qualificação da empresa contratada.

Responsabilidade subsidiária

O PL 4330/2004 fixa como regra a responsabilidade subsidiária da empresa contratante no caso de não cumprimento das obrigações trabalhistas por parte da empresa contratada. A responsabilidade pode se tornar solidária se a contratante não fiscalizar o respeito a estas obrigações. Determina que a responsabilidade de contratar, remunerar e dirigir o trabalho dos prestadores de serviços é da empresa contratada, não sendo admitida genericamente a intermediação da mão de obra .

Proteção dos trabalhadores

Em complemento à responsabilidade subsidiária, outras medidas são fixadas pelo PL 4330/2004 para proteger os trabalhadores contra o não cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias. Entre elas está a exigência de garantia de 4% do valor do contrato, limitada à metade do faturamento da empresa contratada, e a exigência de capital social mínimo, integralizado e proporcional ao número de empregados da contratada. Isso evita as chamadas empresas aventureiras.

Segurança e saúde no trabalho e acesso a facilidades

A empresa contratante dos serviços, determina o PL 4330/2004, terá responsabilidade subsidiária na garantia das condições de saúde, segurança, higiene e salubridade dos empregados da contratada enquanto estiverem a serviço, em suas dependências ou em local designado.

Além disso, enquanto os serviços contratados forem executados nas dependências da contratante ou em local por ela designado, os empregados da contratada deverão ter acesso a serviços de alimentação, transporte e atendimento ambulatorial oferecidos pela contratante aos trabalhadores do seu quadro de pessoal.

 

FIEMS/JE

empresariado mobilizado, aprovação, substitutivo, projeto de Lei, empresários

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens