Festival recebe Mercado Mundo Mix para exposição de produtos sustetáveis
Sustentabilidade - 14º Festival de Inverno de Bonito
Foto:Divulgação
O espaço alternativo que une exposições de moda, música, artes visuais e cultura urbana a uma proposta altamente sustentável traz ao 14º Festival de Inverno de Bonito o Mercado Mundo Mix que vem apresentando produtos reaproveitados com materiais reciclados. “São restos que viram arte, moda e design”, conta a gestora de produção da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Bia Marques.
O Mundo Mix conseguiu em suas quatro edições trazer Bonito para dentro do Festival. No Galpão Bonito a produção de artistas locais trouxe seu Nenê da Costa, um típico caipira que confecciona produtos utilizando como matéria prima o couro. Os materiais traçados que o artesão de 74 anos aprendeu a fazer sozinho encantam os visitantes do Mercado e mostram que o couro é fonte de renda. Expondo pela primeira no Mercado Nenê diz que o Festival é uma vitrine para quem quer comercializar sua produção. “Faço laços, cordas, chifres entalhados à mão e muitas outras coisas. Fui me aperfeiçoando cada vez mais, não sei ler nem escrever, utilizo moldes de letras para desenhar e escrever nas peças. Agora aprendi com indígenas de Manaus uma nova técnica para entrelaçar o couro e assim aprimorar minha produção”, contou o artesão.
Desde 2010 o Mercado Mundo Mix passa a integrar o Festival de Inverno de Bonito. Na sua quarta edição já levou o trabalho de diversos artistas de Mato Grosso do Sul e tem mostrado a cada ano que o espaço é cada vez mais pertencente aos artistas locais. “Começamos em 2010 com a exposição de 32 marcas de fora e apenas oito de MS, hoje a maioria dos espaços é ocupado por artistas do Estado e temos apenas quatro marcas vindas de São Paulo”, detalhou a coordenadora do espaço.
O Mundo Mix já é referência nacional para divulgar uma economia criativa. O Mercado já deu visibilidade a grandes nomes e marcas de sucesso no Brasil. O estilista Alexandre Herchcovitch e a marca de óculos e acessórios Chilli Beans foram descobertas neste espaço em São Paulo.
As três primas Nathalia Maluf, Graziela Gomes e Mariana Gomes estão seguindo o mesmo caminho. A Maria Di Q? por Mariazinhas começou com a primeira geração da família, as mães de tias foram quem pensaram o negócio de confecção de roupas alternativas como vestidos, saias, camisetas totalmente retro, lúdicas e ousadas. “Nosso carro forte são os vestidos mas trabalhamos também com customização de peças”, explica Graziela.
A nova coleção está exposta no Mercado Mundo Mix e as estilistas já ganharam o país com suas criações. “Esta coleção nova é totalmente monocromática, inspirada no filme Vitor e Vitória, toda em preto e branco. As nossas criações são voltadas a um público alternativo. Misturamos estampas e cores, a nossa pegada é lúdica. As nossas roupas são totalmente diferentes do que as que o mercado oferece”, conta Nathalia, ao lembrar que quando criam para consumidores de São Paulo é preciso pensar em peças mais rebuscadas.
Os acessórios de tecido e malha de Aleides Maria, que trouxe para o seu espaço bolsas, carteiras em tecido e muitos acessórios de cabelo como faixas e turbantes, são sensação entre as clientes fiéis que ela já conquistou em cada edição do Mercado Mundo Mix. Estou aqui pelo quarto ano consecutivo, trouxe 15 tipos de peças diferentes. Utilizo retalhos e ainda compro peças específicas para produzir todas essas peças. Estou sempre criando em cima do que é tendência nacional. Já sei o gosto das pessoas que frequentam esse Mercado, moradores e turistas de Bonito que vêm para o Festival. Temos uma clientela fiel”, conta Aleides Maria, que cria dentro de um produto único, que é o tecido, diferentes formas de utilizar essa matéria prima.
“No Mundo Mix do Festival de Bonito temos um público que consome e gosta mais de peças que são tendência, não é um público alternativo, mesmo assim eles aprovam essa questão da utilização de produtos sustentáveis. Em Bonito o Mercado é diferente, tem carinho e calor humano. Volto para casa com poucas peças”, contou a dona da marca Aleides Maria
Mercado Mundo Mix
O Mercado Mundo Mix é um grande espaço para exposição de moda, música, artes visuais, cultura urbana. Criado em 1994 como movimento cultural de vanguarda, catalisa o comportamento jovem urbano e as mais diversas tendências criativas em moda, música e design criando um comércio efervescente e colaborando como uma plataforma para novas marcas.
Em Bonito o Mercado Mundo Mix está instalado na Vila Rebuá, na rua Pilad Rebuá e fica aberto para visitação durante todo o dia para exposição e vendas de produtos de moda, design, arte contemporânea e variedades, performances de artistas e DJs de Mato Grosso do Sul e convidados de outros Estados brasileiros.
Notícias MS/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,432 |
Euro | 6,314 |
Franco suíço | 6,768 |
Yuan | 0,759 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito