Sábado 11/10/2025 11:49

Artesanato de Corumbá à deriva

Cultura - Promoção Social

Foto:Divulgação

Fundada em 22 de novembro 1975 como antigo Prosol (Promoção Social), pela Dna. Maria Ligia que era 1° dama do então Estado de Mato Grosso uno no governo de José Garcia Neto, o prédio datado de 1900 era a antiga Cadeia Pública. Corumbá possuía o 3° Prosol do Estado, sendo o 1° sediado na cidade de Cuiabá e o 2° na cidade de Campo Grande.

Com a desfuncionabilidade do espaço antes utilizado com Cadeia Pública tinha por valor implícito em “Transformar as mãos que tiram vidas em mãos que dão vida”, declarou João Antonio “Tanabi”, um dos fundadores da Casa do Artesão fundada com este nome após a divisão do Estado.

O prédio pertence ao Estado e em primeira e segunda votação foi aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul a doação do local para a prefeitura de Corumbá, por este motivo o prédio não foi incluído no PAC das cidades históricas.

Corumbá viveu o auge do artesanato nos anos 75 a 80, onde havia um fluxo intenso de turismo, onde era possível comercializar e fornecer artesanatos de Cuiabá, como as redes cuiabanas, cerâmicas de Poconé, licores de frutas pantaneiras, inclusive artesanatos do Xingu. Tudo isso era possível através de câmbios artísticos entre os artesãos onde que desta forma poderiam estar fornecendo ao turista que não disponha de deslocamento às regiões distantes do Estado e fora dele.

Saudade de um tempo que passou é o que lamenta Tanabi, “Estamos trabalhando para despertar em esta juventude o amor pelo artesanato, pela musica regional como o Cururu e o Siriri e a viola de cocho”.

Corumbá aponta uma queda de 40% em sua produção artesanal e a perda de muitos artesãos que partiram para outros municípios ou faleceram sem deixar a herança do oficio, como o ‘poncho de mangaba’, antes elaborado por um peão de fazenda que utilizava suas folgas de sábado e domingo para impermeabilizar o poncho artesanal com a seiva da mangaba, ele já era bem idoso e já falecido há anos, além destes itens há outros mais com o ‘mata mosquito’ de cacho de acury, trabalhos em madeira como pilão gamelas, os laços de couro e vísceras que eram coloridos com ervas nativas.

Até mesmo nossa viola de cocho não é tão comum de ser encontrada no comércio artesanal local.

Em visita a este Semanário uma das questões elencadas ao prefeito Paulo Duarte é a retomada e valorização do artesanato local que era comercializado em feiras nos moldes das que vinham ocorrendo na Rua Antonio Maria Coelho com a Av. General Rondon.

Definições

Trabalho manual ou manualidade: É tudo aquilo elaborado com matéria já processada como cesto de papel, bordados etc.

Artesanato: É a transformação da matéria prima em artesanato como escultura em madeira, trabalhos em cutelaria, fabricação artesanal de licor etc.

Correio de Corumbá/RMC

Comercio Artesanal, Poncho de Mangaba, Transformação da Matéria, Espaço

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens