Sejusp capacita a 4ª Turma/2013 de Promotor de Polícia Comunitária
Segurança Pública - Capacitação Profissional
Foto: sejusp.ms.gov.br
Está sendo realizada desde o início desta semana a capacitação da 4ª Turma do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária.
O curso é realizado através da celebração do Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), objetivando capacitar profissionais de segurança pública e lideranças comunitárias na filosofia e prática do policiamento comunitário.
A presente capacitação está sendo realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar – CFAP/PMMS, localizado rua Maria Luíza Splenger, 240, bairro Ana Maria do Couto.
No curso de 40 horas/aula serão abordados temas como: direitos humanos, gestão pela qualidade na segurança pública, mediação de conflitos, mobilização social e estruturação dos conselhos comunitários de segurança e que nesta turma estão sendo capacitados 40 (quarenta) Guarda Municipais de Campo Grande.
De acordo com a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, responsável pela execução dos cursos, as temáticas abordadas são consideradas instrumentos democráticos de participação da comunidade na discussão dos problemas de segurança pública e seu encerramento está previsto para próximo dia 19 de julho de 2013 (sexta-feira).
Polícia Comunitária
O artigo 144 da CF diz que a segurança pública é direito e responsabilidade de todos, o que nos leva a inferir que além dos policiais, cabe a qualquer cidadão uma parcela de responsabilidade pela segurança.
O cidadão na medida de sua capacidade, competência, e da natureza de seu trabalho, bem como em função das solicitações da própria comunidade, deve colaborar, no que puder, na segurança e no bem estar coletivo. A pretensão é procurar congregar todos os cidadãos da comunidade através do trabalho da Polícia, no esforço da segurança.
“Polícia Comunitária é o policiamento mais sensível aos problemas de sua área, identificando todos os problemas da comunidade, que não precisam ser só os da criminalidade. Tudo o que possa afetar as pessoas passa pelo exame da Polícia. É uma grande parceria entre a Polícia e a Comunidade.”
É a prática do policiamento, com foco na inteligência e prevenção da criminalidade, através da integração e participação comunitária.
Para mais informações sobre os cursos acesse www.sejusp.ms.gov.br/polcomunitaria ou entre em contato com a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária/Sejusp pelo telefone 3318-6800.
Brasiluza Neves/Notícias MS/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,604 |
Euro | 6,388 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,779 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito