Psicóloga do MS trabalha motivação em atletas profissionais
Motivação - Agremiações Nacionais
Foto:Divulgação
Os questionamentos em torno da importância dos trabalhos extracampo dos clubes de futebol são contínuos, principalmente com relação às eficácias dentro das quatro linhas. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, o Aquidauanense resolveu apostar suas fichas no desenvolvimento psicológico de alguns atletas durante a competição estadual, desde o ano passado. O resultado foi positivo, ao ponto de ter sua comprovação com recentes negociações dos jogadores atendidos para grandes agremiações nacionais e a boa campanha do Azulão no Sul-Mato-Grossense de 2013.
A responsável pela coordenação de todo o projeto foi a psicóloga Rosângela Garcia. Num período de dois meses e meio, a profissional realizou um trabalho denominado de Coaching de Resultados, baseado no método desenvolvido por Suzy Fleury, psicóloga famosa por atuar no segmento esportivo. As sessões de atendimento com os jogadores aconteceram uma vez por semana, focadas no desenvolvimento do estímulo pessoal e profissional.
O objetivo específico foi aumentar a capacidade de produzir performances e resultados em alto nível. “O Coaching de Resultados é o que chamamos de ciclo de excelência. O trabalho foi realizado com alguns jogadores do Aquidauanense F. C., que demonstraram os benefícios do atendimento logo após as primeiras sessões. De forma geral, trouxemos os atletas para a realidade. A maneira de potencializamos suas habilidades, seus conhecimentos e aprimorarmos suas atitudes foram primordiais para colocá-los na função de transformar o sonho do êxito, que parecia distante, em injeção de ânimo para alcançar metas conforme evidenciavam que era possível”, explica a especialista, que reforça o trabalho como também funcional fora do âmbito esportivo.
Comprovação
Três jogadores do Aquidauanense receberam atenção especial no desenvolvimento do Coaching. Felipe Ávalo, Jefferson Gibran e Claudio Falcão foram revelados na categoria de base do clube e tiveram a oportunidade de, pela primeira vez, atuarem na equipe principal na competição que reuniu os principais times do Mato Grosso do Sul. O trio foi acompanhado de perto por Rosângela, que viu nos garotos a maneira de colocar em prática a experiência positiva.
Mesmo com a eliminação do time de Aquidauana na fase inaugural dos confrontos finais deste ano, os jogadores estiveram entre os nomes de destaque da competição. Além disso, receberam propostas significativas para a carreira e já figuram em outros plantéis. Gibran e Falcão foram para o Internacional de Porto Alegre. Felipinho deu continuidade à sua carreira no Goiás.
“O trabalho de Coaching fez com que o meu poder de confiança aumentasse nos jogos pelo Aquidauanense. Outro ponto desenvolvido comigo foi a parte da coletividade. Minha comunicação com os companheiros aumentou de maneira a que eu exercesse a função de ajudá-los mais que simplesmente focar no meu desempenho pessoal”, comentou Jefferson Gibran, 19, que foi um dos artilheiros do Estadual e recebeu da Federação Sul-Mato-Grossense de Futebol o mérito de destaque da competição.
Para o novo jogador do Goiás, as melhorias psicológicas foram fundamentais para sua evolução como atleta e, claro, para a ida ao novo clube. “Com o trabalho consegui exercer um poder de liderança, melhorei minha concentração e conseguir sobressair de situações negativas em jogos importantes. Por isso, considero a ação fundamental para o posto profissional que vou exercer a partir de agora, com a camisa do Goiás”, argumentou Felipinho.
Sobre Rosângela Garcia
Sul-Mato-Grossense, a psicóloga também tem formação em processos gerenciais. É especialista em terapia cognitiva, pelo Instituto de Terapia Cognitiva, em São Paulo. Também é formada em Coaching de Resultados pessoal, executivo, empresas e equipes, pela Academia Emocional de São Paulo, com a qual tem parceria.
Iniciou seu trabalho no esporte em 2011, com o Aquidauanense F.C., onde a meta era inicialmente não ser rebaixado para segunda divisão. O time contava com uma das menores folhas de pagamento do Estado e tornou-se vice- campeão Estadual daquele ano.
Gazeta MS/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,604 |
Euro | 6,388 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,779 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito