Plano antidrogas já é lei em Corumbá e prevê quatro focos de atuação
Saúde - Contra as Drogas
Foto: diarionline.com.br
Corumbá já conta com um Plano Municipal Antidrogas. A lei número 2.326, datada de 02 de julho de 2013 e assinada pelo prefeito Paulo Duarte, foi publicada na edição da quinta-feira passada, 04 de julho, do Diário Oficial de Corumbá (DioCorumbá).
O plano prevê a estruturação das ações em quatro eixos básicos: a prevenção; o acolhimento; tratamento e recuperação; a reinserção social e a repressão ao tráfico. Cabe à Secretaria Municipal de Governo, com o auxílio e orientação do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), o acompanhamento e o monitoramento da execução do Plano Municipal.
O prefeito Paulo Duarte disse que o plano visa um forte enfrentamento às drogas. “Esse problema aflige o Brasil e nossa região em particular. É uma situação extremamente grave e preocupante, principalmente no que diz respeito à precocidade com que as pessoas são apresentadas às drogas. Esse plano envolve efetivamente a sociedade, é uma responsabilidade de todos nós, Poder Público e sociedade civil. Temos de investir em treinamento, tratamento, através do Caps Ad e do Habilitar e ter foco muito forte voltado à prevenção e ao envolvimento das famílias. A desagregação familiar é um componente importante no consumo de drogas. Esse plano busca mudar essa situação extremamente preocupante no país e particularmente aqui em Corumbá”, argumentou o chefe do Executivo.
“Com esse plano partimos do princípio das necessidades da nossa cidade, do nosso público alvo e do que precisa ser feito, com base no estudo de dados específicos de Corumbá. O plano foi elaborado através de uma convocação para que toda a sociedade e demais órgãos pudessem auxiliar. Era necessário levar esse assunto ao conhecimento de todos, para debater questões, ouvir propostas e depois disso, elaboramos a proposta”, explicou a presidente do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), terapeuta ocupacional e coordenadora do CAPS ad, Liliane Pinho de Almeida.
O primeiro eixo, que foca a prevenção, configura uma tarefa de urgência que é o recrutamento de parcerias para a impressão de cartilhas, que devem ser distribuídas em locais específicos. A intenção do Comad é imprimir cerca de 5 mil a 8 mil cartilhas com informações preventivas sobre as drogas.
“Todas as ações do Plano Municipal são primordiais, porém, o que pretendemos como ponto de partida, é a elaboração das cartilhas, uma das propostas dos eixos de prevenção, para distribuí-las em escolas, palestras e instituições que trabalham com esse tema. No momento, nossa busca está em parcerias, para que nos auxiliem. Queremos mobilizar todos que podem nos ajudar”, reiterou a presidente do Comad.
Liliane reforçou que os interessados em trabalhar como parceiros no combate às drogas em Corumbá podem procurar a Casa dos Conselhos, rua Antônio Maria, no Centro, número 1000.
Eixos
O primeiro eixo aponta estratégias para a prevenção. A primeira delas é a exigência dos órgãos competentes a fiscalização dos estabelecimentos comerciais ao uso e venda de bebidas alcoólicas a pessoas menores de dezoito anos.
Também prevê palestras preventivas em todas as esferas da sociedade; propõe a inclusão na educação básica e superior, de conteúdos relativos à prevenção do uso e abuso de álcool e outras drogas e suas várias implicações; criação de políticas para valorização das crianças, jovens e adultos em atividades que se destacam para evitar a ociosidade, se possível ampliando o período escolar integral.
O segundo e terceiro eixos, tratam do acolhimento, tratamento, recuperação e reinserção social do paciente. As ações de estratégia nessas esferas englobam o acolhimento e tratamento do paciente e se estendem à capacitação dos profissionais em atuação no tratamento e à família dos pacientes.
O quarto e último eixo trabalha a importância de atuação aos órgãos de segurança na repressão ao tráfico, tais como o incentivo a capacitação dos profissionais da Segurança Pública e Forças Armadas para a identificação de casos e encaminhamentos e o incentivo da criação de varas judiciais especializadas em ações antidrogas.
Natália Gonçalves/Capital News/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,392 |
Euro | 6,314 |
Franco suíço | 6,698 |
Yuan | 0,752 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito