Domingo 16/06/2024 10:43

Futuro incerto para produção de petróleo líbio na era pós-Kadafi

Mundo - Economia - Energia

O fim da era Kadafi na Líbia possibilitará uma retomada gradual das exportações de petróleo, praticamente interrompidas há seis meses, mas precisará de tempo para que o país recupere o nível de produção de antes do conflito, segundo analistas.

A rápida entrada na capital das forças hostis ao coronel Muammar Kadafi surpreendeu os investidores, que começam a vislumbrar a perspectiva de uma retomada próxima da indústria petroleira do país, paralisada desde o início do conflito, em fevereiro.

Caso os rebeldes se imponham, "um volume importante de petróleo líbio pode voltar progressivamente ao mercado mundial nos próximos meses", ressaltou Filip Petersson, analista do banco SEB.

"Se for instaurado um governo estável, e dependendo dos danos que as infraestruturas petroleiras tenham sofrido, a produção pode recuperar provavelmente a normalidade em seis meses", estimou, por sua vez, Manouchechr Takin, do Centro de Estudos Energéticos (CGES) em Londres.

A produção da Líbia, que chegava a 1,6 milhão de barris diários (mbd) em janeiro - ou cerca de 2% da oferta mundial - caiu nos meses seguintes e alcançava apenas 60 mil barris diários em julho, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE).

A retomada da produção "pode ir rápido" se for instalado rapidamente um regime de transição, o que abriria caminho para exportações "da ordem de entre 0,2 e 0,7 milhão de barris diários" para o fim do ano, estimou Guy Maisonnier, engenheiro do instituto de pesquisa francês IFP. Não acredita, no entanto, que possa retornar ao nível de antes do conflito até 2013.

Os especialistas mostravam-se unanimamente prudentes, devido às numerosas incógnitas que ainda existem sobre o estado das infraestruturas e o futuro político.

Como as refinarias, portos e jazidas petrolíferas têm sido alvo de violentos confrontos entre os dois grupos, "ignora-se até que ponto o aparato de produção está danificado, é impossível determinar nestas condições quando será possível voltar a produzir", explicou Torbjorn Kjus, analista da DnB NOR.

Por sua vez, a "Líbia precisará claramente do apoio e da experiência das multinacionais petroleiras, e as empresas estrangeiras só enviarão seus funcionários expatriados ao país se as condições de segurança permitirem", afirmou, por sua vez, Takin à AFP.

A estabilidade política e a segurança das jazidas é, segundo ele, a condição "sine qua non" para o regresso dos trabalhadores estrangeiros do setor, indispensável para uma retomada consistente da produção local.

No entanto, "a euforia posterior à queda de Kadafi pode ser curta", disse Petersson, convencido de que "a guerra civil pode continuar" porque a queda do líder líbio corre o risco de criar tensões e rivalidades entre as diferentes regiões do país.

Os mercados petroleiros subiam nesta terça-feira em um mercado prudente que seguia atentamente a evolução da situação no país, após o reaparecimento durante a noite do filho do líder líbio, Saif al-Islam, que supostamente estava detido.

O petróleo líbio, leve e com baixa quantidade de enxofre, é muito cobiçado pelos refinadores europeus, e seu desaparecimento do mercado alimentou na primavera (boreal) o aumento dos preços do barril, que chegaram aos 130 dólares em abril.

É "pouco provável" que ocorra uma queda dos preços devido ao retorno da oferta líbia aos mercados antes que seja concretizada a retomada das exportações, indicou Petersosn à AFP.

Sobretudo porque o desmoronamento do regime de Kadafi ocorre em um momento no qual o petróleo líbio tornou-se menos crucial ao mercado mundial devido a uma sensível desaceleração da demanda petroleira nos últimos meses pelo deterioramento do crescimento nos Estados Unidos e na Europa.

Portal Exame/ V.H.

Petróleo, Líbia, Kadafi, Exportação, Capitais, Energia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens