Moradores dos bairros Los Angeles e Noroeste recebem certificados do Senai
Indústria e Serviços - Qualificação Profissional / Indústria Ativa
No âmbito do Programa Indústria Ativa Campo Grande, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, entregou, na manhã deste sábado (20/08), na Igreja Sara Nossa Terra, no Bairro Los Angeles, e na sede do Instituto Guataverá de Apoio Sociocultural, no Bairro Jardim Noroeste, os certificados para 121 formandos dos cursos gratuitos de costura industrial (100 pessoas), pedreiro (7 pessoas) e eletricista (14 pessoas) realizados pelo Senai junto aos moradores das duas regiões da cidade. “A formatura dessas pessoas faz parte do compromisso assumido com a comunidade local e com o setor industrial do município de formar mão de obra para atender as empresas”, disse.
Sérgio Longen completa que, dentro das possibilidades do Sistema Fiems, esses novos profissionais serão encaminhados para o mercado de trabalho, contribuindo para a melhoria da renda deles e, consequentemente, da qualidade de vida dessas pessoas. “Na próxima semana, vamos disponibilizar o transporte desses profissionais até as indústrias com falta de mão de obra qualificada para encaminhar a contratação. A meta é finalizar este ano com pelo menos 5 mil pessoas qualificadas, sendo que até o momento 1,6 mil se matricularam nos nossos cursos”, informou.
Ele aproveitou ainda para anunciar que nos próximos dias uma nova ferramenta do Indústria Ativa Campo Grande será utilizada para facilitar o pré-cadastramento dos moradores nos cursos gratuitos do Sesi e Senai. Trata-se de um totem equipado com micro-computador contendo um software que permite a coleta de informações dos interessados nos cursos e que ficará nas sedes das associações de moradores dos bairros atendidos pelo Programa. “Até o fim deste mês de agosto teremos dez totens para começar a coletar as pré-inscrições e transmitir online ao Sesi e Senai, permitindo, assim, a formação de novas turmas”, pontuou.
Parceiros
Para a presidente da Associação de Moradores do Jardim Los Angeles, Maria Diva da Silva, a formação dos moradores da região foi extremamente positiva, pois eles não conseguiam uma boa colocação no mercado de trabalho por falta de qualificação profissional. “Agora, eles têm condições de melhorar a renda familiar, favorecendo o comércio da região que terá mais pessoas trabalhando e recebendo salários. Além disso, essa iniciativa vai contribuir com a diminuição da vulnerabilidade dos nossos moradores”, avaliou.
A presidente da Associação de Moradores do Jardim Centro-Oeste, Lindinaura Pereira Silva, também aprova a ação da Fiems junto aos moradores da região, que era muito carente. “A falta de qualificação era um dos principais empecilhos para que os moradores do nosso bairro conseguissem trabalho”, revelou. O presidente do Conselho de Segurança do Grande Los Angeles, José Carlos Pereira, reforça que foi realizado um sonho da comunidade. “Muitas dessas pessoas não teriam condições de se deslocarem até o centro para fazer esses cursos oferecidos pela Fiems”, recordou.
O líder comunitário da região do grande Los Angeles, Wilson José de Pinho, disse que o Programa Indústria Ativa Campo Grande foi de muita importância para a região ao proporcionar a qualificação profissional para os moradores que agora poderão batalhar uma colocação no mercado de trabalho. Já o presidente da Associação de Moradores do Jardim Noroeste, Carlos Henrique Faustino Rosa, espera que os formandos aproveitem essa qualificação recebida, conseguindo uma boa colocação no mercado de trabalho. A presidente do Instituto Guataverá de Apoio Sociocultural, Esther Guimarães Cardoso, destacou que foi um prazer ser parceira do Sistema Fiems nessa iniciativa de qualificar a mão de obra da região. “Sempre estaremos de portas abertas para ações nesse sentido”, garantiu.
Formandos
A formanda do curso de costura industrial, Maria Gonçalves de Oliveira, disse que significa muito para ela esse certificado do Senai. “Essa foi a primeira oportunidade que tive de me profissionalizar. Quero agora trabalhar em alguma indústria, mas, se não for possível, vou trabalhar em casa mesmo”, informou. A colega de curso, Ilda de Souza Ribeiro, também pretende trabalhar em casa, pois acredita que será difícil arrumar uma colocação no mercado com a idade que tem.
O formando Dinori Conceição, que fez o curso de pedreiro, já trabalhava na construção civil, mas como auxiliar. “Agora, com esse certificado do Senai, vou poder atuar como pedreiro, aumentando a minha renda familiar. Só tenho a agradecer a essa iniciativa da Fiems, pois, se eu tivesse de ir ao centro da cidade, não teria feito esse curso”, avisou.
A formanda em costura industrial, Angelita Dourado Ruas da Silva, também ficou satisfeita com a qualificação recebida. “Já encontrei um emprego e vou começar na próxima semana”, garantiu. A colega dela, Eloziane Pedro Vicente, é outra que espera conseguir um trabalho em uma indústria. “Vou procurar uma boa colocação no mercado”, informou. A formanda Ivete Alves dos Reis disse que a certificação do Senai é a garantia de um futuro melhor. “Pretendo sim trabalhar em uma indústria e ganhar um bom salário”, disse.
Fiems
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












