Ex-aluna da Rede Estadual, professora inspira e serve de exemplo a novos estudantes
Estado - Educação - Aproveitamento de Oportunidades
Foto:Rachid Waqued
Em Nova Andradina, uma jovem de 21 anos é exemplo para toda uma escola quando o assunto é dedicação aos estudos, aproveitamento de oportunidades e aposta no ensino como caminho para um futuro profissional. Na quadra lotada de pais, mães e estudantes premiados na Escola Estadual Fátima Gaiotto Sampaio, Jéssica de Souza Lima se misturava aos jovens alunos, mas na verdade agora é parte do grupo de professores. Estudante da escola desde o 2º ano fundamental, a jovem fez faculdade com apoio do programa do Governo do Estado Vale-Universidade e agora está do lado oposto na sala de aula, ensinando.
Para centenas de crianças que foram as melhores colocadas em suas turmas em 2012 em sete municípios da região e que ontem (17) receberam tablets e bicicletas entregues pelo governo do Estado, Jéssica é uma referência.
Ao fazer a distribuição dos prêmios, o governador André Puccinelli destacou a ex-aluna, assim como diversos jovens que saíram de escolas do Estado para boas universidades, com ótimas classificações. “São orgulho nosso, são filhos de Mato Grosso do Sul. É isso que queremos para todos”, afirmou. Conforme Puccinelli, as mais de 200 reformas, a oferta de material e uniformes, a premiação, os acordos firmados de melhoria salarial aos professores e o bom desempenho de Mato Grosso do Sul no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] mostram que a Educação está sendo tratada com prioridade. “Queremos também a participação de vocês. Aos alunos: estudem, cuidem da escola. Aos pais: acompanhem o desempenho dos filhos”.
André ainda confirmou que até o próximo ano, todos os professores da Rede Estadual irão receber um tablet, como instrumento para aperfeiçoar ainda mais o trabalho.
Exemplo
Chamada ao palco pelo diretor Fábio Zanatta, emocionado, a professora Jéssica Lima representa, para ele, um orgulho para a escola e um modelo a ser seguido por todos os estudantes.
“Eu só consegui fazer a faculdade porque tive o incentivo do Governo. Fiquei um ano e meio no Vale-Universidade, e depois consegui o Prouni [do Governo Federal]. A gratificação é enorme de hoje ver que aqueles que foram meus professores agora são meus colegas”, contou a professora, formada no ano passado, na Unigran, e que agora ministra a disciplina de Artes. “Eu falo para os meus alunos que a dificuldade que eles encontram, eu também encontrei, mas têm que aproveitar as oportunidades”.
O diretor Zanatta mostrou o exemplo de Jéssica para dizer o quanto é importante a dedicação e o esforço individual de cada aluno, contando com incentivos como o programa Escola para o Sucesso, que premia os melhores alunos. “A Jéssica tinha que sair daqui todo dia, de ônibus e ir até Dourados”, lembrou. Esta é uma rotina de muitos acadêmicos, assim com de outros, que se deslocam de cidades diferentes para estudar em Nova Andradina.
Para o prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, os investimentos na Rede Estadual, ao lado dos projetos do município para suas próprias escolas, estão ajudando a formar uma rede pública de ótima qualidade. “É claro que não queremos concorrer com o Estado, mas juntos estamos fazendo uma ótima educação”, afirmou Hashioka.
A cerimônia de premiação foi prestigiada por prefeitos dos municípios onde estão as sete escolas contempladas na região; o secretário de Desenvolvimento Regional, Nelson Trad Filho; a secretária-adjunta de Educação, Cheila Vendrami; as deputadas Dione Hashioka e Mara Caseiro; e diretores das unidades de ensino.
Em Nova Andradina foram entregues 270 prêmios; em Anaurilândia, 70; em Angélica, 98; em Batayporã, 96; em Ivinhema, 168; em Novo Horizonte do Sul, 28; e em Taquarussu, 39.
Notícias MS/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












