Líderes consideram restrição antidemocrática
Estado - Ações Judiciais - Criação de Partidos
Foto: ferrao.com.br
As batalhas política e judicial para sepultar o projeto de lei elaborado para inibir a criação de novos partidos podem inviabilizar a Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva. Lideranças de Mato Grosso do Sul consideram antidemocráticas a restrição de montar nova legenda. O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou pela continuidade da tramitação da proposta no Senado.
Aprovada inicialmente pela Câmara dos Deputados, a proposta estabelece que a divisão do tempo de TV e do fundo partidário não devem migrar juntamente com os parlamentares para novas legendas.
Até mesmo o aliado do governo, deputado federal Geraldo Resende (PMDB) avalia a proposta como “um golpe, um jogo político para impedir candidaturas adversárias”. Em defesa do projeto, o deputado federal Antonio Biffi (PT), sustenta que o projeto acabará com a mercantilização e a infidelidade partidária.
Na quinta-feira (13), a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), votou contra a liminar do ministro Gilmar Mendes que suspendeu no Congresso Nacional, o projeto de lei que prejudica novos partidos. Segundo o deputado federal Fabio Trad (PMDB), o STF não deveria ter concedido a liminar e sua intromissão na matéria, “viola a separação dos poderes”.
Tavane Ferraresi/Correio do Estado/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












