Sábado 15/11/2025 17:27

Franquia do sobá inaugura primeiro restaurante em Campo Grande

Negócios - Genuíno Sobá do MS

O primeiro restaurante da franquia do sobá será inaugurado na segunda-feira (22), a partir das 19h, na praça de alimentação do Hiper Center Comper, na rua Brilhante, Vila Bandeirantes.

O empreendimento é de empresários descendentes de japoneses e conta com o apoio da Prefeitura de Campo Grande, do Sebrae-MS e da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A idéia é que a franquia do sobá, lançada em abril deste ano no gabinete da Esplanada Ferroviária, tenha ramificações em outras cidades de Mato Grosso do Sul e, também, em outros estados do país.

No primeiro restaurante da iguaria japonesa, no estilo fast food, foram criados doze empregos diretos, sem contar os outros empreendimentos que vão atender toda a cadeia de fornecedores da franquia e que devem gerar mais empregos diretos e indiretos.

“A franquia foi analisada cuidadosamente para manter o padrão do sobá, preservar as características que fizeram dele um sucesso, além de tornar o alimento mais atraente para o consumidor”, informou Edna Antonelli, diretora da Unidade Especial de Criação e Inovação da prefeitura.

Ela aposta no projeto como fator diferenciador do produto, capaz de agregar valor ao alimento e expandir o método de produção e comercialização do sobá, nos mesmos moldes do que é feito pelos comerciantes japoneses.

História do sobá

A origem do alimento, como prato típico, está ligada à história da imigração japonesa em Campo Grande, quando as famílias se instalaram na cidade em busca de oportunidades de trabalho e de uma melhor qualidade de vida.

O sobá foi, no passado, um produto consumido em dias de folga do trabalho na roça, em datas comemorativas e em outros eventos.

Na década de 1950, o alimento começou a ser vendido no município, inicialmente para os próprios japoneses que trabalhavam nas colônias e cooperativas agrícolas.

Nos anos seguintes (da década de 60), os primeiros comerciantes do sobá iniciaram a venda do produto para o consumidor ocidental, na principal feira livre da cidade.

Em 2006, a iguaria, proveniente da culinária japonesa, foi considerada patrimônio cultural de natureza imaterial de Campo Grande.

A medida objetivou identificar, documentar e preservar os saberes, modos de fazer e os lugares onde o alimento surgiu.

O reconhecimento continuou em 2009, quando a prefeitura construiu o Monumento ao sobá na Feira central e turística da Capital.

(Com informações do CG Notícias)

Redação/Correio do Estado/DF

restaurante, franquia do sobá, empresários, culinária, descendentes, japoneses

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens