Quinta-Feira 10/07/2025 22:32

Índios ocupam mais cinco fazendas em Mato Grosso do Sul

Ações Judiciais - Invasão de Fazendas

Foto: ebc.com.br

A situação continua tensa no município de Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul. Numa demonstração de que não pretendem cumprir a decisão da Justiça, os índios terena voltaram a invadir fazendas. Só neste fim de semana, os indígenas ocuparam as fazendas Cambará, Vassoura, São Sebastião, Santa Helena e Lindóia. A Fundação Nacional do Índio (Funai) não sabe informar quantos indígenas ocupam as terras. Estima-se que só em Buriti, invadida na sexta-feira, seriam mil índios.

No domingo, Justiça Federal determinou nova reintegração de posse. A juíza deu o prazo de 48 horas para a União e a Fundação Nacional do Índio retirarem os índios terena da propriedade de forma pacífica.

As fazenda Buriti e Esperança foram invadidas na sexta-feira, em protesto pela morte de Oziel Gabriel, de 36 anos, durante confronto com as polícias federal e militar na quinta-feira, durante reintegração de posse da Buriti. No confronto também ficaram feridos 14 índios e quatro policiais.

A juíza federal fixou, em caso de descumprimento da ordem judicial, multa diária de R$ 1 milhão para a União e de 1% sobre o valor da causa para o líder da comunidade indígena Buriti e para o coordenador local da Funai. O coordenador regional da Funai em Campo Grande, Marco Auréleo Milkon Tosta, se comprometeu a falar hoje sobre as ocupações indígenas.

O advogado Newley Amarilha, que defende o dono da fazenda Buriti, ex-deputado Ricardo Bacha, disse que após ficarem sabendo que os índios descumpriram o acordo e voltaram a invadir fazendas em Sidrolândia, ele entrou no domingo com pedido de providências à Justiça.

Segundo o advogado, a juíza teria citado em seu despacho que, como o uso de forças policiais na desocupação desastrosa de 30 de maio se mostrou ineficiente, determinou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a União proceda a retirada pacífica dos indígenas na fazenda Buriti.

O líder Alberto Terena, que participou da reunião coordenada pelo juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Rodrigo Rigamonte, afirma que os índios não descumpriram o acordo. Segundo ele, as fazendas, principalmente a Cambará, foram ocupadas no momento em que a reunião estava sendo realizada na sede do Tribunal de Justiça do Estado, em Campo Grande. Não é o que diz Vânia Vani, esposa do dono da fazenda Cambará, Vanth Vani.

- Eles (cerca de 30 índios) chegaram por volta das três horas da tarde de domingo e mandaram os funcionários saírem – afirmou.
Vânia disse que ela e a família estavam em Campo Grande quando foram avisados pelos três funcionários que estavam na propriedade. Ela disse que na sexta-feira, já temendo problemas por conta do clima tenso na região, as duas mulheres e três crianças haviam sido retiradas da fazenda.

A área da Buriti está sendo reivindicada pelos índios em um processo que já dura 13 anos. A terra indígena Buriti foi reconhecida em 2010 pelo Ministério da Justiça como de posse permanente dos terena.

A área de 17,2 mil hectares foi delimitada, mas a portaria, publicada no Diário Oficial da União, ainda não foi homologada pela Presidência da República.

Em 2004, a Justiça Federal declarara que as terras pertenciam aos produtores rurais. A Funai e o Ministério Público Federal recorreram. Em 2006, o TRF declarou a área como de ocupação indígena. Produtores rurais recorreram e conseguiram decisão favorável em junho de 2012.

 

Paulo Yafusso/O Globo/JE

situação tensa, decisão da Justiça, índios terena, invasão de fazendas, Funai

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens