Domingo 16/06/2024 10:37

Commodities são mau negócio, diz fundo de US$ 270 bi

Brasil - Economia - Inflação

Fundos de previdência são tradicionais investidores de longo prazo. Como captam dinheiro que não deverá ser resgatado durante vários anos, esses fundos podem comprar ativos e segurá-los em carteira até mesmo por décadas, até que os resultados apareçam. Quem cultiva essa mesma mentalidade de investimentos ao tratar com o próprio dinheiro tem razões de sobra para ouvir o que diz Robert Baur, economista-chefe global da Principal Global Investors, uma instituição responsável pela gestão de 270 bilhões de dólares de clientes de previdência privada e institucionais.

Em entrevista a EXAME.com, Baur mostrou algum otimismo com a economia americana e certo pessimismo com a bolsa brasileira. Ele acredita que a inflação deve continuar a atrapalhar quem compra ações em países emergentes por mais um ano e diz que os papéis de companhias americanas parecem mais atrativos neste momento. O economista também não diz que os preços de commodities como o ouro, o petróleo e os produtos agrícolas não devem continuar em alta no longo prazo. Leia a seguir os principais trechos da entrevista:

EXAME.com – Vivemos momentos turbulentos nas bolsas mundiais. Onde é interessante investir?

Baur – Considerando nosso cenário-base de expansão gradual do ritmo de crescimento americano, acredito que é hora de rebalancear o portfólio e comprar mais ações. Se você tem algum dinheiro parado, é uma boa hora para botá-lo na bolsa. Nós preferimos ações de empresas americanas a papéis da maioria dos outros países. Gostamos dos mercados emergentes porque é onde está o crescimento no longo prazo, mas achamos que as altas das taxas de juros em muitos desses países devem ser um limitador dos ganhos bolsas. No longo prazo, conter a inflação na China, no Brasil e na Índia vai ser mais difícil do que as pessoas imaginam. É por isso que achamos que as bolsas dos EUA devem apresentar melhores resultados que a média dos emergentes. Isso já aconteceu nos últimos seis ou nove meses.

EXAME.com – Por quanto tempo a inflação deve prejudicar as bolsas do Brasil ou a China?

Baur – É difícil dizer, mas provavelmente por mais um ano. Se o mundo entrar em uma nova recessão, isso deve desaquecer os preços. O problema é que a origem da inflação nos países emergentes está nas taxas de câmbio praticadas nos últimos 20 anos. Nesse período, os governos de países em desenvolvimento buscaram manter a cotação de suas moedas atada ao dólar. A China é o grande exemplo, mas não é o único. Cingapura, Malásia, Tailândia, Hong Kong, Brasil, Argentina e Coreia do Sul atrelaram a taxa de câmbio ao dólar em algum momento. A maioria desses países tentou impor um câmbio subvalorizado para elevar a competitiva da produção interna. Mas para manter a credibilidade do câmbio, o Banco Central desses países precisou comprar dólares, colocando reais, por exemplo, no mercado. Em 15 anos, houve uma grande expansão monetária que gerou a inflação atual.

EXAME.com – Isso foi bom para os EUA?

Baur – Isso criou outros problemas. Os bancos centrais de todo o mundo usaram os dólares das reservas para comprar títulos do Tesouro americano, o que aumentou o valor desses papéis e reduziu a remuneração ao investidor. Os juros exageradamente baixos pagos pelos títulos americanos são uma distorção, e os investidores iniciaram uma grande busca por remunerações maiores. Houve então um aumento da especulação, das bolhas e das apostas nos mercados. A bolha imobiliária americana certamente tem esse fenômeno em sua origem. Provavelmente a especulação do momento seja com os preços das commodities.

EXAME.com – Existe uma bolha das commodities prestes a explodir?

Baur – Não acho que haja uma bolha ainda. Os preços das commodities certamente eram exagerados em 2008, mas não vejo uma bolha agora. Com exceção do ouro e do cobre, os preços estão bem mais baixos que há três anos. Mas não acho que há motivos para os preços das commodities continuarem em alta. Os preços atuais são altos o suficiente para motivar muitas empresas a elevar os investimentos na produção de commodities, o que contribuirá para equilibrar a oferta e a demanda.

EXAME.com – O que você acha especificamente sobre os preços do ouro?

Baur – Eu tenho errado tanto com o ouro [risos]. A verdade é que o ouro não me parece um investimento de longo prazo. É uma especulação. Há propagandas sobre ouro nos intervalos da CNN, CNBC ou Fox em horário nobre. Qualquer coisa que seja tão divulgada e anunciada na TV não me parece um bom investimento. É verdade que as cotações estão subindo. A propaganda diz que o ouro é “o único investimento que subiu em todos os anos desde 2001”. O que eles não dizem é que entre 1980 e 2000 a cotação caiu 85%. O ouro funciona como investimento quando o dólar está enfraquecendo. É isso que explica a alta da última década. Agora sinto que já haja uma bolha.

Portal Exame

Aplicações, Bolsas, Commodities, Fundos de previdência, Gestores de fundos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens