Quinta-Feira 10/07/2025 22:30

Produtores rurais ocupam tribuna da Assembleia para protestar em MS

Segurança Pública - Reintegração de Posse na Fazenda Buriti

Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS - Produtores ocuparam a tribuna da Assembleia para protestar

Eles são contra suspensão da reintegração em fazendas em Sidrolândia.

‘Estamos aqui para pedir que a lei seja cumprida’, diz diretor da Famasul.

Produtores rurais ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na manhã desta quinta-feira (23), para protestar contra a decisão da Justiça Federal de suspender o cumprimento do mandado de reintegração de posse na fazenda Buriti, em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande.

“Estamos aqui para pedir que a lei seja cumprida. Suspender uma liminar que determina uma reintegração de posse não tem cabimento”, disse em seu discurso Ruy Fachini, diretor da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

A propriedade foi ocupada, na quarta-feira (15), por um grupo de indígenas da etnia terena.

Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), eles reivindicam a aceleração do processo de demarcação da Terra Indígena Buriti.

Ainda segundo Fachini, atualmente, há invasões de grupos indígenas em propriedades rurais de 29 municípios do estado.

No mesmo dia da ocupação da fazenda Buriti, a 1ª Vara Federal de Campo Grande deferiu, em caráter liminar, o pedido de reintegração de posse feito pelo dono da propriedade, Ricardo Bacha.

A Justiça Federal determinou ainda que o grupo de indígenas teria que deixar a fazenda até às 15h de sábado (18).

A Polícia Federal (PF) foi até o local para negociar, de forma pacífica, a saída dos índios da propriedade. No entanto, o grupo se recusou a deixar a propriedade e a reintegração de posse não foi cumprida.

Na última segunda-feira (20), a 1ª Vara Federal suspendeu o cumprimento do mandato de reintegração de posse na fazenda.

Indígenas ocupam fazendas em Sidrolândia (Foto: Maressa Mendonça / G1 MS)

Em seu discurso, o presidente da Comissão de Assuntos Agrários da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), Lucas Abes Xavier, defendeu os produtores rurais.

“Aqui não há terras griladas. Se há algum culpado por essa situação, certamente é a União, e não os produtores rurais”, disse o advogado.

O produtor Ricardo Bacha, proprietário da fazenda Buriti, criticou a atuação da Polícia Federal no cumprimento da reintegração de posse.

“Lá tem índios de outras cidades e não apenas da aldeia Buriti. Eles colocaram crianças e mulheres no local. Acredito que está sendo armada, no campo, uma grande guerra entre irmãos. Ainda morreu pouca gente, mas lamento dizer, ainda vai morre mais”, afimou o produtor.

Na tribuna, Bacha relatou que foi retirado de sua propriedade pelos policiais federais, no último sábado (18).

“Eles me retiraram de dentro da minha fazenda, retiraram a mim e a minha família. Não sei se fizeram certo ou errado, mas penso que devo morrer lutando em prol do que é meu”, disse.

Em entrevista ao G1, Edgar Paulo Marcon, superintendente da Polícia Federal, informou que os policiais retiraram os proprietários da sede da fazenda para evitar confrontos no local.

G1/MS/DF

tribuna da Assembleia Legislativa, suspensão da reintegração de posse, fazenda Buriti

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens