Domingo 02/11/2025 00:31

Bombeiros ganham Código de Prevenção a Incêndio e serão mais rigorosos na fiscalização

Estado - Segurança Pública - Código de Segurança contra Incêndios

Foto: Rachid Waqued

Já está em vigor a lei estadual nº 4.335, publicada em Diário Oficial no mês de abril deste ano e que institui o Código de Segurança contra Incêndio, Pânico e outros Riscos. Pelo menos 22 comandantes das unidades da Capital e do interior do Estado, totalizando 80 participantes, vão realizar durante dois dias uma capacitação na sede da Corporação. O curso teve início nesta quinta-feira (16) e contou com a presença do governador André Puccinelli.

De acordo com comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz Elias, o novo código estava sendo estudado pela corporação há quase cinco anos e já existia uma comissão destinada para este estudo. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais foram visitados pela equipe para implantar as normas técnicas.

“Talvez seja o mais moderno do Brasil e dá competência e mecanismo para trabalhar rigorosamente nesta área de prevenção. A corporação não tinha este poder e implantando a nova legislação, com certeza teremos um Estado mais seguro”, afirmou.

Conforme coronel Ociel, o novo Código traz algumas alterações em relação à legislação antiga. Uma novidade é que hoje para se analisar o projeto de incêndio e exigir o projeto de segurança será levada em consideração a carga de incêndio, avaliada nos critérios alto, médio e baixo. Dependendo desses critérios serão exigidos determinados tipos de equipamento que a empresa deverá ter para fazer frente ao princípio de incêndio.

Outra novidade é em relação à implantação de brigadas de incêndios. “Dependendo da área, da ocupação, do risco, da carga de incêndio no local terá que ter uma brigada. Ela deverá ser treinada por profissionais e ser comprovada esta capacitação desse pessoal junto aos bombeiros. Podemos ter brigadas com dois e até com 15 funcionários em função do risco da empresa”, informou coronel Ociel.

No evento de abertura do curso, o governador André Puccinelli assinou um decreto que destina à Corporação as receitas oriundas das taxas e das multas referentes aos serviços prestados pelos Bombeiros. Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, será mais um incremento na operacionalização dos serviços.

“Com o decreto assinado hoje destinando os recursos para a Corporação mediante a aplicação deste código, também teremos a condições de melhorar a estrutura com a compra de novos equipamentos, materiais e viaturas”, concluiu Ociel.

Os recursos anteriormente revertidos ao Fundo de Reaparelhamento da Segurança Pública (Funresp) serão encaminhados à Corporação. Do total de recursos, 5% serão aplicados em ensino e pesquisa da instituição.

O objetivo, de acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, é que, com o novo código, haja uma melhora na estrutura na área de prevenção, especialmente nas diretorias e serviços técnicos responsáveis para fazer análise de projeto e vistorias, além da informatização do sistema da Corporação.

“É uma nova forma de fiscalização do Corpo de Bombeiros. Uma nova atividade de prevenção que vai melhorar a prestação de serviços preventivos dos Bombeiros à sociedade e especialmente aos comércios e locais aglomerados”, definiu.

Capacitação

Os comandantes da Corporação serão capacitados hoje (16) e amanhã (17). O objetivo de acordo com o analista de projetos da Diretoria de Serviços Técnicos dos Bombeiros, major Fabio Assis, é repassar o que mudou em relação ao código anterior. Posteriormente serão treinados os vistoriantes da instituição.

“Neste primeiro momento estaremos informando a nossa Corporação como que funciona a nova legislação e suas normas técnicas que são a regulamentação das exigências. Haverá uma fase de adaptação e teremos ciclos de treinamento específicos para cada tipo de pessoal envolvido no serviço contra incêndio”, informou.

O major define o novo Código como um avanço tecnológico no sistema de proteção. O objetivo é conseguir melhor qualidade de atendimento no sistema de prevenção deixando, portanto, as edificações mais seguras. “Hoje a tecnologia prevê outros sistemas que antigamente não se tinha. Então os proprietários ficavam à mercê da legislação antiga e com a renovação da tecnologia é possível ter sistemas melhores de proteção”, salienta.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros em Dourados, coronel Joilson Alves do Amaral, a lei vem preencher uma lacuna que a corporação tinha em sua legislação. “Isso possibilita ao bombeiro fazer todas as ações na área da prevenção. Observo em Dourados que já está havendo maior conscientização por parte do poder público municipal, empresários, comerciantes e da população em geral”, comentou.

Conforme coronel Joilson, os Bombeiros já estão recebendo muitas denúncias em locais que estão irregulares e desta forma tomando procedimentos adequados para cada estabelecimento. “Percebemos este auxílio ao trabalho dos Bombeiros. Em Dourados são cerca de 15 mil estabelecimentos industriais e comerciais para fiscalização e vistorias”, concluiu.

O prazo é de 180 dias para as edificações que já existem se adequarem à nova legislação. Ficam fora da fiscalização as residências domiciliares. A multa para quem não cumprir o que exige a nova legislação pode variar de 10 Uferms a 50 mil Uferms.

 

Bianca de Freitas Caruso/Notícias MS/JE

lei estadual, Código de Segurança, Incêndio, Pânico e Outros Riscos, capacitação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,376
Euro 6,236
Franco suíço 6,677
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens