Domingo 02/11/2025 00:33

Para vice-presidente do TRE no Estado, cassações estão ligadas ao rigor da legislação

Estado - Ações Judiciais - Entrevista com Josué de Oliveira

Foto: Correio do Estado

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul cassou nove prefeitos e vices e já realizou duas eleições suplementares este ano. O número é inédito na história política do Estado. A Justiça Eleitoral conduziu os segundos colocados nas eleições do ano passado nos municípios de Aquidauana, Porto Murtinho e Paranaíba e ainda vai promover mais quatro novos pleitos em Bela Vista, Jardim, Figueirão e Caracol onde os eleitos tiveram mais de 50% dos votos válidos. O único caso pendente é de Miranda que conseguiu liminar no TRE e continua no comando da prefeitura.

Correio - É a primeira vez na história de Mato Grosso do Sul que há tantos prefeitos cassados?

Josué de Oliveira - Sim. O Tribunal Regional Eleitoral já havia cassado em eleições passadas os prefeitos e respectivos vices dos municípios de Ivinhema, Ribas do Rio Pardo e Selvíria.

Correio - O número crescente de indeferimento e cassações de candidaturas é atribuído a qual motivo?

Josué de Oliveira - Na minha avaliação, o aumento do número de indeferimentos de pedidos de registro de candidatura e de cassações do registro ou do diploma. Isto deve-se à produção de provas contundentes, capazes de gerar condenação dos candidatos que cometem ilícitos eleitorais, tais como compra de votos, condutas vedadas aos agentes públicos, captação e gastos irregulares de recursos, abuso de poder político ou econômico e uso indevido dos meios de comunicação social, porém, sempre assegurado o contraditório e a ampla defesa. Também ao advento da Lei da Ficha Limpa, que representa um avanço político significativo, porquanto, em linhas gerais, amplia as sanções de inelegibilidade para 8 anos; antecipa sua incidência (já a partir de decisão proferida por órgão colegiado, não sendo mais necessário aguardar o trânsito em julgado); amplia o rol de crimes comuns que ensejam inelegibilidade; pune com inelegibilidade outros ilícitos, tais como os de natureza eleitoral que impliquem em cassação do registro ou do diploma, e os decorrentes do exercício de mandato, de improbidade administrativa, de infração ético-profissional e de demissão do serviço público, em processo administrativo ou judicial. E por fim, à participação ativa do cidadão no processo eleitoral, propondo leis e denunciando os ilícitos eleitorais às autoridades competentes.

Correio - Pode-se dizer que o aumento está ligado a legislação que ficou mais rigorosa ou ao aumento de irregularidades dos prefeitos?

Josué de Oliveira - Tenho que o aumento está mais relacionado ao rigor da legislação eleitoral do que ao aumento de irregularidades cometidas.

Correio - Qual a principal irregularidade dos prefeitos cassados? A que se deve tais infrações?

Josué de Oliveira - Indiscutivelmente a principal é o uso da máquina administrativa em benefício de uma candidatura, o que viola a normalidade e a legitimidade do pleito. Mas não poderia deixar de consignar que as demandas que ocorrem na Justiça Eleitoral, relacionadas ao cometimento de ilícitos, envolvem abuso do poder, econômico ou político e utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social em benefício de uma candidatura, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha, compra de votos e conduta vedada aos agentes públicos em campanha.

Correio - Em relação aos prazos, os processos pendentes devem ser julgado até quando? Ainda há muitos prefeitos com risco de cassação?

Josué de Oliveira - O presidente do Tribunal, desembargador Atapoã da Costa Feliz, solicitou aos juízes da Corte que priorizassem a análise dos recursos que envolvem cassação de registro ou diploma e perda de mandato, o que foi feito, restando para julgar apenas o processo oriundo de Miranda. Mas é oportuno esclarecer que esses números não são definitivos, podendo ser alterados em razão de novas sentenças condenatórias prolatadas por juízes eleitorais de 1º grau em feitos ainda em tramitação; julgamento pelo TRE dos recursos apresentados contra as sentenças proferidas por juízes eleitorais de 1º grau; e julgamento pelo TSE dos recursos apresentados contra os acórdãos proferidos pelo TRE.

 

Juliene Katayama/Correio do Estado/JE

TRE-MS, cassação de prefeitos, eleições suplementares, história política

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,376
Euro 6,236
Franco suíço 6,677
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens