Sábado 01/11/2025 05:41

Uso e ocupação do solo de MS serão monitorados via satélite

Estado - Tecnologia - Ocupação do Solo

Foto:Divulgação

Florestas, plantio de grãos, pastagem plantada ou natural e todas as outras culturas que utilizam qualquer percentual do solo de Mato Grosso do Sul, serão monitoradas via satélite por meio do Projeto Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga Web), desenvolvido pela Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e lançado nessa quarta-feira (8), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária (Sistema Famasul).

O projeto Siga Web é uma evolução do Siga MS, que já monitora área e produção de grãos do Estado desde a safra 2009/10, mas passa a ter versão online com disponibilidade a todos interessados. Mantendo o foco na cultura de grãos, a Aprosoja/MS incorpora no projeto dados do uso do solo do Estado e ocupação por outras culturas com mapeamentos, dados gráficos.

De acordo com o diretor executivo da Aprosoja/MS, Lucas Galvan, o potencial do projeto transcende os gráficos e mapas. “Além de dados numéricos, o projeto nos auxilia no contato direto com o agricultor e com sua atividade, o que possibilita avaliar ações e trocar conhecimentos que contribuam para a rentabilidade e sustentabilidade da área destinada ao cultivo de grãos no Estado”, afirma Galvan.

Os últimos dados divulgados pelo projeto Siga MS fazem referência à safra recorde de soja e à expectativa do milho safrinha. No Estado a safra 2012/13 destinou 2 milhões de hectares para a cultura da soja e foram colhidas aproximadamente 48 sacas por hectares, gerando um volume de 6 milhões de toneladas da oleaginosa. Quanto a segunda safra de milho, os agricultores destinaram uma área equivalente a 1,4 milhões hectares, com a expectativa de produzirem média de 83 sacas por hectare e acumularem 6,8 milhões de toneladas.

O presidente da Aprosoja/MS, Almir Dalpasquale, ressalta que o Siga Web foi criado para agregar informação. “Além dos números vamos exibir por meio de uma página online, a distribuição exata de cada cultura, que passa a ser monitorada via imagens de satélite. A intenção é utilizar essas informações para elaborarmos estratégias econômicas e sustentáveis, além de disponibilizarmos com facilidade dados que possam atrair investimentos”, destaca Dalpasquale.

O projeto é desenvolvido com recursos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), por meio do Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja (Fundems).

No lançamento, foram apresentadas informações da produção agrícola do Estado desde 2009 aos representantes do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS), ADM, Monsanto, Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore MS) e Cargill.

Sistema Famasul/RMC

Ocupação do Solo, Sistema Famasul, Aprosoja/MS, Siga Web, Desenvolvimento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,376
Euro 6,236
Franco suíço 6,659
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens