Quinta-Feira 04/09/2025 16:42

Furnas dos Baianos: ajuda do governo MS beneficia os quilombolas

Estado - Ações Públicas - Furnas dos Baianos

Foto:Governo MS

“É bem vinda toda ajuda do governo estadual no atendimento às nossas reivindicações. Esperava ser atendido pelo menos em 50% com nossas solicitações. Porém, através do compromisso assumido com o secretário estadual de Obras, Edson Giroto, seremos atendidos em quase 100% em nossas reivindicações”, disse animado o presidente da Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola de Furnas dos Baianos, Juliete Gomes da Silva.

Na última sexta-feira (3), a coordenadora Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (Cppir/MS), Raimunda Luzia de Brito, e o secretário estadual de Obras, Edson Giroto, visitaram a comunidade negra rural quilombola de Furnas dos Baianos, localizada no Distrito de Piraputanga, no município de Aquidauana.

Os quilombolas da região formalizaram um ofício reivindicando do governo diversas ações, dentre elas, uma patrulha mecanizada, construção de uma ponte de madeira, patrolamento das estradas, a aquisição de um caminhão para o transporte de mandioca dos assentamentos rurais para cidades próximas da região, a construção do novo galpão para atividades culturais, a conclusão da obra do prédio da oficina de costura - que está parada e, ainda, a instalações de água encanada, para voltar a funcionar a nova indústria de farinha, que foi inaugurada no dia 16 de maio de 2012, na comunidade negra. O secretário estadual de Obras, Edson Giroto, anotou e se empenhou em atender, com demais órgãos públicos estaduais, o mais breve possível, as solicitações da comunidade negra rural de Furnas dos Baianos.

“Estamos trabalhando no plantio de mandioca numa área de aproximadamente 15 hectares. Agora todos nós começamos a ficar animados em plantar mandioca. Eu que só tinha mandioca para o consumo, agora vou plantar para fazer farinha e vender na região”, disse Juliete da Silva. Ele também fez questão de falar das dificuldades que os moradores das Furnas dos Baianos I e II estão passando por falta de uma nova ponte sobre o Córrego das Antas.

“Os moradores do outro lado do rio não têm o acesso para trazer a produção pra cá [Furnas I], por conta dessa ponta. Andamos um quilômetro e teremos que dar uma volta de dez quilômetros para chegar aqui, porque não temos essa ponte que faz a ligação entre as duas comunidades (I e II). Estamos solicitando do governo estadual a construção da ponte e também o patrolamento das estradas que estão muito ruins devido à erosão”, reclamou Juliete.

A tesoureira da Associação de Furnas dos Baianos, Elenilce Santos da Silva, informou que vão buscar o apoio também da prefeitura municipal de Aquidauana, por meio do Programa da Agricultura Familiar, para comercialização da farinha de mandioca. “Isso só vai acontecer quando a gente tiver, de fato, a água encanada. Porque a Funasa ainda não autorizou o uso da água do poço artesiano. E sem a água não dá para funcionar a indústria de farinha”, lamentou Elenilce. “Com a atenção e investimento do governo estadual, a gente quer repovoar a nossa comunidade, onde nossa familiar reside há mais de 40 anos”.

Era tudo mato

Dona Cornélia Santos Correa, 88 anos, viúva – moradora mais antiga na comunidade, mãe de 10 filhos, 12 netos e oito bisnetos, disse que chegaram [ela e o marido] em Furnas dos Baianos no ano de 1952. “Viemos [do Estado] da Bahia. Aqui era tudo mato e nós formamos [a comunidade] com o plantio de mandioca, milho e arroz. Gosto do lugar e não pretendo voltar para Bahia”, comentou dona Cornélia bem anima.

Já dona Maria Carapiá dos Santos, com 85 anos, é casada com Miguel Correa dos Santos, de 85 anos. Vivem juntos até hoje e são pais de 14 filhos. Eles são os primeiros fundadores de Furnas dos Baianos. “Chegamos aqui na década de 50. E o lugar era conhecido como Córrego das Antas”, afirmou seu Miguel.

Seu Serafim Gomes da Silva, 82 anos, pai de sete filhos, disse que quando chegou ao local tinha 20 anos. “Aqui comecei minha produção com o plantio de três hectares de mandioca, arroz e feijão. Gostei, estou aqui até hoje e não quero sair”, avisou ele, lembrando que chegaram a Furnas dos Baianos num total de 49 pessoas, entre crianças e adultos.

Deus Dará

A comunidade quilombola Furnas dos Baianos está localizada no distrito de Piraputanga, há 35 km da cidade de Aquidauana. Logo na entrada das Furnas dos Baianos I encontra-se uma placa com nome “Chácara Deus Dará”. Segundo dona Cornélia, o nome foi dado pelo antigo morador da chácara, João Correa dos Santos, na década de 50. “Ele achou o lugar bonito e deu esse nome”, disse ela.

Com um número de atualmente 28 famílias eles sobrevivem basicamente da agricultura familiar com a plantação de milho, feijão e mandioca. Possuem uma organização social denominada Associação Negra Rural Quilombola Furnas dos Baianos, fundada em 1994. Foi reconhecida como comunidade quilombola pela Fundação Cultural Palmares em 2004.

Aquidauana News/RMC

Atendimento às Reivindicações, Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens