Sábado 01/11/2025 05:41

Força-tarefa é criada para corrigir serviços de oncologia no Mato Grosso do Sul

Estado - Saúde - Força-Tarefa da Saúde

Foto: blog.saude.gov.br

O Ministério da Saúde criou nesta terça-feira (7) uma força-tarefa para acelerar o cumprimento de medidas corretivas solicitadas pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), após investigações realizadas desde 2010, à Fundação Carmem Prudente, mantenedora do Hospital do Câncer Professor Dr. Alfredo Abrão, e ao Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande (MS). A instalação da força-tarefa foi determinada pela Portaria 768, publicada no Diário Oficial da União.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve acompanhado de uma equipe técnica do ministério para se reunir com gestores municipais e estaduais. Com eles, estabeleceu a composição da força-tarefa que formará um plano de atuação por 30 dias. O grupo é composto por representantes das três esferas de governo. Na manhã desta terça-feira, Padilha visitou as instalações do Hospital do Câncer.

“Nosso primeiro objetivo agora é checar com o município e o estado se os serviços cumpriram todas as recomendações feitas pelo Ministério da Saúde nas auditorias concluídas em 2011 e 2012. Auditorias continuam sendo realizadas. Elas já nos permitiram recuperar recursos onde foi identificado algum tipo de desvio, nos permitiram interromper alguns procedimentos irregulares e municiar a Polícia Federal, que tem outros instrumentos de apuração para que a gente possa chegar a todos os detalhes de qualquer irregularidade que exista”, ressaltou o ministro.

“Esta apuração que a Polícia Federal está realizando agora traz novos elementos, até porque permite o uso da escuta telefônica, instrumento que o Ministério da Saúde a priori não tem”.

ATUAÇÃO

A ação do Ministério da Saúde também tem o objetivo de promover acompanhamento, controle e avaliação das ações e serviços de saúde, com garantia da segurança do paciente na rede pública e privada de atenção oncológica no município de Campo Grande.

A força-tarefa é composta por representantes do Denasus, que coordenará o trabalho do grupo, além de integrantes do Departamento de Atenção Especializada (DAE) e do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (DRAC) da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O grupo deverá discutir, ainda, a expansão do serviço de radioterapia no estado, verificar se há novas irregularidades apuradas recentemente pela Polícia Federal e pela CGU, ambas acionadas pelo Denasus, e combater o desperdício de recursos públicos.

“A apuração que só a Polícia Federal poderá fazer nos traz novos elementos, que permite a abertura de uma nova linha de investigação do Ministério da Saúde. Nossa segunda ação é visitar hoje o Hospital Universitário para identificar a retomada do serviço de radioterapia, saber quantos pacientes estão sendo atendidos e o que é necessário realizar para expandir o tratamento no hospital”, afirmou o ministro.

IRREGULARIDADES

O ponto de partida das denúncias recentes foram as duas auditorias realizadas desde 2010 pelo Denasus, que repassou todas as informações levantadas para a Polícia Federal e para a CGU. Ações conjuntas desse tipo são praxe no Ministério da Saúde, sempre que existe suspeita de irregularidades.

Entre as distorções apontadas nos relatórios do Denasus estão a cobrança indevida por procedimentos de radioterapia, irregularidades na folha de controle de frequência do setor de radioterapia, irregularidades em Autorizações de Procedimentos de Alta Complexidade (APAC), funcionamento inadequado do serviço de quimioterapia, faturamento indevido de procedimentos oncológicos e deficiências na estrutura física e funcional.

No decorrer das auditorias, o Denasus determinou que as deficiências deveriam ser corrigidas com urgência, especialmente a ativação de serviço de radioterapia do Hospital Universitário, para amenizar os transtornos com a demanda reprimida.

“O Ministério da Saúde já programou e já faz o processo de compra de novos aceleradores lineares para o estado do Mato do Grosso do Sul, para que a gente tenha serviços novos de radioterapia em Corumbá, Dourados, Três Lagoas. Queremos expandir o serviço no Hospital Universitário e criar um serviço de radioterapia no Hospital Regional, que é do estado. Então, esta força-tarefa também vai identificar se é necessário termos outros serviços no estado, além desses já programados. Nossa ideia é expandir serviços para o interior, com foco muito claro em reduzir as filas para o tratamento de câncer”, acrescentou o ministro.

 

Assessoria/Tudo do MS/JE

Ministério da Saúde, força-tarefa, cumprimento de medidas, Denasus, investigações

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,376
Euro 6,236
Franco suíço 6,659
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens