Sábado 01/11/2025 02:34

Fiems pede a ministro modernização das leis trabalhistas

Estado - Ações Públicas - Leis Trabalhistas

Foto: folhacg.com.br

Durante encontro de empresários com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, nesta terça-feira (30/04) no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, apresentou as reivindicações do setor industrial de modernização da legislação trabalhista.

“Hoje, precisamos de mudanças urgentes na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que nos permitam produzir. Se avançarmos nesse ponto, daremos um passo imensurável no aumento da produção industrial de Mato Grosso do Sul e brasileira”, disse.

 

Na avaliação de Sérgio Longen, a atual CLT está desajustada às novas formas e necessidades de trabalho, apresentando uma legislação extremamente rígida.

“Atualmente, temos pouco espaço para as negociações coletivas e tudo isso se torna um obstáculo à competitividade e ao incremento da produtividade da indústria. A burocracia, a insegurança jurídica e o alto custo do trabalho resultam em uma baixa produtividade do setor no Estado e também no País”, pontuou.

 

Ele defendeu ainda a ampliação do diálogo e a regulamentação da prestação de serviços terceirizados para permitir essa prática em qualquer atividade da empresa e garantir os direitos dos trabalhadores.

Outro posicionamento do presidente da Fiems é a revisão da NR 12 - Norma Regulamentadora que trata da segurança no uso de máquinas e equipamentos – para estabelecer padrões adequados de segurança e viabilizar o seu efetivo cumprimento, eliminando dificuldades técnicas e econômicas para adaptar e substituir as máquinas e equipamentos, além de constituir regras claras e objetivas sem margem a diferentes interpretações.

 

“Defendemos o adiamento dos prazos para implantação das exigências da NR 12, com suspensão dos embargos e interdições, à exceção de situações em que haja de fato risco de acidentes”, reforçou Sérgio Longen.

Ele ainda reivindicou ao ministro a revisão da metodologia de cálculo das cotas de aprendizes, com identificação precisa das funções que demandem aprendizagem.

O ministro Manoel Dias reconheceu que a CLT, criada no dia 1º de maio de 1943 pelo então presidente Getúlio Vargas, deve ser fruto de um grande debate. “O Brasil de 70 anos atrás não é igual ao Brasil de hoje”, avaliou.

 

Manoel Dias comprometeu-se em avaliar as reivindicações do setor industrial contidas na publicação “101 Propostas para Modernização Trabalhista” elaborada pela CNI e entregue pelo presidente da Fiems. “Estou à disposição. O meu desejo é fazer do Ministério um instrumento de avanço e progresso e não de inibidor do desenvolvimento nacional. Por isso, defendo que, por meio do debate, possamos encontrar maneiras de evoluir para que possamos construir um Brasil melhor, mais rico e mais junto”, afirmou.

 

Já o governador André Puccinelli destacou a manutenção da parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego na oferta de cursos para a qualificação da mão de obra estadual.

“Pretendemos continuar trabalhando em conjunto com o Ministério. Também gostaria de lembrar que, em nosso Estado, trabalho político e administração andam juntos”, discursou.

 

Josemil Arruda/MS Notícias/JE

encontro de empresários, ministro do Trabalho, Edifício Casa da Indústria

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,376
Euro 6,236
Franco suíço 6,677
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens