Sábado 01/11/2025 02:34

História de maquinista relembra trajetória da ferrovia de MS

Estado - Homenagem - Ferrovias do MS

Foto: estadoms.com.br

Neste 30 de abril comemora-se o Dia do Ferroviário e, em Mato Grosso do Sul, a data tem um significado especial, visto toda a mudança e evolução que as ferrovias do Estado passaram e as pessoas que por ela fizeram história.

A partir de 1919 foi construída a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que naquele tempo encurtou as distâncias e foi responsável por um grande impacto econômico e cultural no Estado.

No início o percurso interligava Campo Grande a Miranda, e depois a Corumbá. Em 2006 a Noroeste do Brasil foi privatizada, desde então é gerida pela América Latina Logística (ALL).

Atualmente, os maquinistas conduzem trens equipados com computador de bordo e sistema de navegação via satélite, permitindo maior segurança e produtividade no transporte de cargas.

De uniforme, jeito simples e fala compassada, o maquinista João Luiz Gonçalves dos Santos, 53 anos, foi manobrista durante 19 anos e tem de cor e salteado a data em que começou a trajetória nos trilhos, dia 1º de agosto de 1984.

Somente em 2004, dois anos antes da privatização o profissional conseguiu tornar-se maquinista. “Naquele tempo, em que o trem era também um meio de locomoção das pessoas da Capital e de todo o Estado, era notável a alegria nos olhos de todos, sem contar no prazer que eles tinham em passar horas dentro de um vagão, passando de cidade em cidade”, contou. Ele ainda lembra que muitos turistas utilizavam o meio de transporte para conhecer a região do Pantanal.

Quanto às mudanças que a ferrovia passou nas últimas décadas, Gonçalves desabafa ao dizer que se sente triste ao ver que as novas gerações não dão muita importância às locomotivas. “A ferrovia está no meu sangue, tudo que conquistei devo a trajetória da minha profissão, por isso, amo o que faço e valorizo”, disse, recordando a emoção de ter pilotado o trem do Pantanal. “Foi muito emocionante, mas infelizmente o trem não tem mais um papel social da vida das pessoas”, frisou.

Há ainda quem sonha com a profissão e vendo o pai se aposentar como maquinista, segue o mesmo caminho. Hélio Bernardes, 33 anos, é filho de ferroviário e resolveu se espelhar na paixão que o pai sempre teve pela ferrovia.

“Para me tornar maquinista preciso de cursos e em seguida receber uma promoção. Construímos um plano de carreira aqui dentro. Entrei na ALL como operador de produção e hoje me preparo para me tornar maquinista”, explicou. Ele conta que o pai sempre o indagava sobre a intenção de seguir esta carreira. “Meu pai achava que era bem provável da ferrovia não existir mais”, disse.

 

Josemil Arruda/MS Notícias/JE

Dia do Ferroviário, significado especial, mudança e evolução, ferrovias do MS

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,376
Euro 6,236
Franco suíço 6,677
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens